Brasil & Mundo

Mais de 140 câmeras de reconhecimento facial no RJ

O governador, Wilson Witzel, informou por meio das suas redes oficiais a ampliação do projeto piloto iniciado em Fevereiro. (Foto: Divulgação/Agência Brasil)

O Governo do Estado do Rio de Janeiro ampliará o programa de reconhecimento facial através das câmeras de trânsito e de segurança, o anúncio foi feito pelo governador Wilson Witzel pela suas redes sociasi na última Quinta-Feira (28). Serão mais de 140 câmeras instaladas na região de Santos Dumont e Maracanã. Em testes realizados no carnaval de Copacabana, Policiais Militares identificaram pessoas que estavam com pedidos de prisão expedidos e verificaram placas de carros para saber se são roubados.

O sistema conta com um software da empresa de telefonia Oi e as imagens são transmitidas diretamente para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, região do central do Rio. Lá, os operadores checam as informações enviadas com os bancos de dados da Polícia Civil, no caso de reconhecimento facial, e do Detran para as placas de carros.

Por meio das redes sociais, o governador Wilson Witzel, informou a ampliação do projeto para outros pontos das cidades e celebrou o sucesso do piloto durante o carnaval do Rio, dando destaque a ampliação do modelo brasileiro sendo implantado em outros países:

"O nosso programa de reconhecimento facial foi um sucesso e está sendo copiado Brasil a fora. Foram oito mandados de prisão cumpridos com o reconhecimento facial, Isso em apenas 10 dias em Copacabana.", informou Witzel por meio de um vídeo postado em suas redes oficiais.

https://twitter.com/wilsonwitzel/status/1111387629956665344

Ainda não foi informado o custo do projeto e quando será implantado as novas câmeras de reconhecimento facial nas localidades informadas.

< Taxa de desemprego sobe para 12,4% em fevereiro Acusados de assaltos são presos em SG <