sexta, 23 de outubro de 2020

Nelson Teich deixa o Ministério da Saúde

Teich ficou menos de um mês à frente do cargo. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Nelson Teich, pediu exoneração do cargo nesta manhã de sexta-feira (15). Uma coletiva de imprensa será marcada na parte da tarde pela pasta. O motivo do pedido de demissão, segundo pessoas ligadas a Teich, foi a decisão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em mudar o protocolo de prescrição da hidroxicloroquina e afrouxamento das medidas de isolamento social em meio à pandemia da Covid-19.

Teich ficou menos de um mês à frente do cargo que assumiu no último dia 16 de abril, já durante a expansão elevada do novo coronavírus. A doença tirou a vida de 13.993 pessoas em todo o país até esta quinta-feira (14), segundo dados do próprio Ministério da Saúde.

Carioca e formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o médico oncologista trabalhou durante a campanha eleitoral de Bolsonaro como consultor de saúde. Durante a trajetória profissional, o médico também foi assessor no próprio Ministério da Saúde, entre setembro do ano passado e janeiro deste ano. 

A informação sobre a saída de Teich nesta sexta (15) gerou repercussão imediata em todo o país. Através do Twitter, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, que foi demitido do cargo no mês passado, desejou ‘paciência’ ao país.

O clima entre Bolsonaro e Mandetta também vinha esquentando, antes da decisão do presidente, principalmente com relação ao posicionamento de Bolsonaro a respeito do isolamento social como medida para frear a curva de crescimento do novo coronavírus no país.

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), também usou o microblog para prestar solidariedade a Nelson Teich.

Publicado às 12h08. Com Agência Brasil.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *