Brasil & Mundo

Operação Lei Seca começará na sexta-feira

O esquema especial começará na próxima sexta-feira (9) para reforçar as ações de fiscalização e conscientização durante o carnaval. Todo o efetivo composto por 250 agentes estará nas ruas, em 70 ações programadas, especialmente nas saídas dos blocos de rua, nas praias e cachoeiras do estado. As operações acontecerão na capital, na Região Metropolitana e no interior fluminense.

Para quem pretende curtir o carnaval na capital, um grupo de homens-balão, uma espécie de fantasia em alusão ao balão utilizado nas blitzes da Lei Seca, estará nos blocos de rua com maior concentração de pessoas, como a Banda de Ipanema (dia 10), Simpatia é Quase Amor (dia 11), AfroReggae (dia 12) e Orquestra Voadora (dia 13). Além disso, a Lei Seca vai intensificar as ações de educação nas ruas para alertar sobre o perigo da mistura entre álcool e direção.

“Este ano teremos a presença dos homens-balão, que é um grande sucesso no Carnaval, para reforçar a mensagem que a Operação Lei Seca não se cansa de repetir: Nunca Dirija Depois de beber!” ressaltou o coordenador da Operação Lei Seca, tenente-coronel Marcos Andrade.

Balanço

No ano passado, 5.747 motoristas foram abordados pela Operação Lei Seca no período do Carnaval. Do total de abordagens, 451 motoristas apresentavam sinais de embriaguez, o que representa 7,8% do número total.

< Niterói lidera ranking da Associação Brasileira de Engenharia e Saneamento Ambiental Desaba parte de viaduto do eixo rodoviário de Brasília <