Brasil & Mundo

Por que junho é o mês do Orgulho LGBTQIA+?

Imagem ilustrativa da imagem Por que junho é o mês do Orgulho LGBTQIA+?
|  Foto: Foto: Karina Cruz
Postos de salvamento na orla do Rio de Janeiro receberam painéis para comemorar o mês do Orgulho LGBTQIA+. Foto: Karina Cruz

Algumas pessoas devem se perguntar o por quê de junho ser mês do orgulho LGBTQIA+, e um fator crucial, são as manifestações que aconteceram em 1969 nos Estados Unidos, durante o mês de junho que marcou o movimento LGBT.

Para começarmos, de acordo com pesquisadores, em 28 de junho de 1969, aconteceu a Rebelião de Stonewall, essa ação foi marcada por uma série de manifestações violentas e espontâneas de pessoas LGBTQIA+ contra a polícia em Nova York.

A invasão que motivou os confrotnos aconteceu no bar Stonewall Inn, no bairro Greenwich Village, em Manhattan, em Nova York, nos Estados Unidos. Toda a agitação foi considerada como um dos eventos mais importantes que levou ao movimento moderno da libertação gay e a luta pelos direitos LGBT's no país.

A tensão entre a polícia e os gays que moravam no bairro acarretaram ainda mais em protestos que seguiram na noite posterior, e em várias noites consecutivas. Em semanas, os residentes de Greenwich Village organizaram grupos ativistas para concentrar todas as forças em estabelecimentos, em que gays e lésbicas pudessem frequentar sem medo de serem presos.

Após esses motins de Stonewall, foram fundadas várias organizações de direitos homossexuais ao redor dos Estados Unidos e no resto do mundo. Já no ano seguinte, em 28 de junho 1970, aconteciam as primeiras paradas do orgulho gay, que ocorreram em Nova York, Los Angeles, São Francisco e Chicago, em comemoração ao aniversário dos motins.

Atualmente, as paradas LGBTQIA+ são realizadas anualmente ao redor do mundo como forma de comemorar as conquistas feitas em Stonewall. No Brasil, a parada do orgulho LGBTQIA+ de São Paulo foi nomeada a maior parada do mundo pelo Guinness World Records.

Em comemoração, postos de salvamento na orla da Zona Sul do Rio receberam painéis com as palavras respeito, liberdade, amor, igualdade, afeto, vida e orgulho, e as cores da bandeira do Orgulho LGBTQIA+ estampam os postos. Além disso, entre os dias 25 e 28 de junho, os Arcos da Lapa e a Cidade das Artes, serão iluminadas, das 18h à 1h, com as cores da bandeira.

Taví Moura é antenado no que acontece com os famosos e nas principais polêmicas. Ele revela os bastidores da fama, além das novidades do entretenimento.

< Acusado de agredir esposa com muleta é preso em Niterói Brasil já tem grupo definido na Copa do Mundo de Futsal <