quarta, 20 de janeiro de 2021

Preço da carne provoca recuo da inflação

Redução da carne ultrapassou os 4%. Foto: Divulgação

A inflação oficial, pedida pelo IPCA, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, ficou em 0,21% em janeiro.

Esta é a menor taxa para o mês de janeiro desde o início do Plano Real, em 1994. No acumulado de 12 meses, o IPCA registra inflação de 4,19%. 

O pesquisador Pedro Kislanov detalhou os números apresentados pelo IBGE – o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.


Ainda segundo Pedro Kslanov, a queda da inflação em janeiro foi bastante influenciada pela redução de mais de 4% no preço das carnes.

O IPCA  foi calculado com base na nova cesta de produtos e serviços, atualizada pela Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018, que reflete mudanças nos hábitos de consumo da população brasileira. Pela primeira vez, um robô virtual coletou variações de preços do transporte por aplicativo.

Já em relação ao INPC, que mede a inflação para as famílias com renda de até 5 salários mínimos, a taxa ficou em 0,19%.  Em 12 meses, o indicador acumula inflação de 4,30%. 

Agência Brasil.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *