quinta, 21 de janeiro de 2021

Produtos de ceia de Natal têm variação de até 59,9% nos preços

Os servidores do departamento de Estudos e Pesquisas averiguaram diversos produtos. Foto: Procon-RJ

O Procon estadual do Rio de Janeiro divulgou, nesta quinta-feira (17), que realizou um levantamento de preços de produtos que compõem a ceia de Natal para ajudar o consumidor a se planejar para as compras das festas de fim de ano.

Os servidores do departamento de Estudos e Pesquisas averiguaram diversos produtos, entre eles: azeite, ave fiesta, bacalhau, chester, grão de bico, lentilha, peru, pernil, panetone, farofa pronta, frutas secas e também em caldas. Os preços foram coletados em lojas físicas e online de supermercados do município do Rio de Janeiro.

Nas lojas físicas, os servidores apontaram diferença de até 26,93% no azeite de oliva, 44,19% no chester, 45,56% no pernil e 55,90% na uva passa. Já os itens que tiveram menor variação de preço nestes locais foram o peixe salgado tipo bacalhau saith, que oscilou 3%, e o panettone de frutas, com diferença de 5%.

No e-commerce, a oscilação de preço entre os supermercados foi menor. Aumento de até 17,34% no peru, 1,82% no tender, 5,27% no bacalhau, 2,87% na azeitona verde, 12,96% no pêssego em caldas. Através do comparativo de preço é possível identificar uma variação significativa nos valores dos produtos praticados nos estabelecimentos. Por isso é importante o consumidor pesquisar antes de efetuar as compras.

Além do município do Rio de Janeiro, o comparativo de preços também foi realizado em Campos dos Goytacazes. O Procon-RJ destaca que nem todos os itens foram encontrados em todos os estabelecimentos verificados. Este levantamento é um retrato da ocasião em que foi realizada a pesquisa e não há a garantia de que o consumidor irá encontrar os mesmos preços no momento em que o consumidor for realizar a sua compra.

As listas com todos os itens pesquisados podem ser encontradas neste link.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *