domingo, 20 de setembro de 2020

Quase 5 mil vagas do ProUni no Rio

Os estudantes interessados em concorrer para o segundo processo seletivo deste ano do Programa Universidade para Todos (ProUni) já podem verificar as vagas disponíveis por meio do site http://prounialuno.mec.gov.br. As inscrições abrem na próxima terça-feira (26). No Rio de Janeiro, serão oferecidas 4.868 bolsas integrais e parciais.

Para se candidatar, é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017, atingido no mínimo 450 pontos, além de não ter zerado a redação. Vale ressaltar que as notas de outras edições do Exame não valem. Outro detalhe importante, só podem pleitar às vagas alunos brasileiros que não possuem curso superior e que tenham feito o ensino médio completo na rede pública ou como bolsista integral na rede privada.

Porém, há uma exceção para os discentes que estudaram na rede pública e na rede privada na condição de bolsita ou que sejam deficientes físicos ou professores da rede pública. Esses podem concorrer às vagas.

Para conseguir uma bolsa integral, o candidato deve ter uma renda familiar de até um salário mínimo e meio. Já para as bolsas parciais de 50%, é preciso uma renda familiar de até 3 salários mínimos.

Quem conseguir uma bolsa parcial, mas não tiver condição de arcar com a outra metade do valor da mensalidade, pode utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados com a lista dos pré-selecionados estarão acessíveis na página do ProUni a partir do dia 2 julho, para a primeira chamada, e 16 de julho, para a segunda.

 

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *