Brasil & Mundo

Rio reforça plano contra coronavírus no estado

Diagnóstico laboratorial de casos suspeitos do novo coronavírus (2019-nCoV), realizado pelo Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como Centro de Referência Nacional em Vírus Respiratórios para o Ministério da Saúde
Diagnóstico laboratorial de casos suspeitos do novo coronavírus (2019-nCoV), realizado pelo Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como Centro de Referência Nacional em Vírus Respiratórios para o Ministério da Saúde |  Foto: Divulgação/Josué Damacena (IOC/Fiocruz)
Ministério da Saúde confirmou caso de novo coronavírus em SP. Foto: Arquivo/Agência Brasil

Em relação à confirmação dada pelo Ministério da Saúde sobre o caso do novo coronavírus confirmado em São Paulo, o secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), Edmar Santos, esclarece que o estado do Rio de Janeiro tem um plano de contingência integrado com os 92 municípios e a rede privada de saúde.

A SES-RJ iniciou, desde o início de fevereiro, treinamento adequado aos profissionais de saúde em todo o estado, com notas técnicas atualizadas.

"No dia ultimo dia 17, realizamos um grande workshop com representantes da SES, secretarias municipais de saúde dos 92 municípios, hospitais universitários, hospitais militares e hospitais privados. O objetivo do encontro foi preparar a saúde do estado do Rio antes da chegada do coronovírus", explica Edmar. 

O plano de contingência será evoluído a cada etapa de enfrentamento do novo coronavírus, conforme planejado. Além disso, a secretaria irá intensificar campanhas de esclarecimento e orientação à população. 

O secretário reitera que a população não precisa se alarmar, mas deve continuar a ter cuidados básicos de prevenção ao contágio. O secretário esclarece que todos os casos suspeitos seguirão protocolos de atendimento preconizados pelo Ministério da Saúde e previstos no plano de contingência da SES.

Medidas de prevenção

  • Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos;
  • Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir;
  • Evitar ambientes com muita aglomeração;
  • Utilizar álcool em gel nas mãos.

O que fazer em caso de suspeita

Se estiver com febre ou sintomas respiratórios e tiver vindo de países com casos de coronavírus:

  • Cubra o rosto com máscara cirúrgica;
  • Vá à unidade básica de saúde, hospital de emergência ou à UPA mais próxima;
  • Siga as orientações dos profissionais de saúde; 
  • Siga as medidas de prevenção.

< Samurai Jack vai ganhar um novo jogo. Confira o primeiro vídeo! Bruno Henrique fora da Recopa Sul-Americana <