Brasil & Mundo

Saiba como fazer o alistamento militar online

É por meio do serviço militar que todo cidadão brasileiro aprende a defender a Pátria. Foto: Divulgação

O dia 30 de junho é o prazo limite para que todo cidadão do sexo masculino que completa 18 anos se aliste e fique em dia com o serviço militar. É por meio do serviço militar que todo cidadão brasileiro aprende a defender a Pátria, trabalhando, durante quase um ano, dentro de uma organização militar da Marinha, do Exército ou da Força Aérea.

Atualmente, o alistamento pode ser realizado pela internet, por meio do site de Alistamento Online. Essa é uma das formas de facilitar o processo sem sair de casa, principalmente em tempos de coronavírus.

O cidadão, quando não se alista dentro do prazo, deve pagar uma multa para regularizar sua situação militar. Caso não o faça, estará impedido de acessar determinados serviços públicos.

Em 2020, a expectativa do Ministério da Defesa é que quase 2 milhões de jovens realizem o alistamento e que 100 mil sejam incorporados para trabalhar na Marinha, no Exército ou na Aeronáutica, conforme divulgou o órgão em janeiro deste ano.

Confira o passo a passo do alistamento militar online

  • Acesse o site oficial: www.alistamento.eb.mil.br;
  • Clique em "Quero me alistar";
  • Selecione a opção "Alistamento Militar";
  • Em seguida, preencha os dados solicitados: CPF, data de nascimento e nome da mãe;
  • Por último, o candidato vai receber o número de registro do alistamento, que deve ser guardado. Para saber o processo, é só acessar a opção “Já me alistei".

Também é possível fazer o alistamento por meio do aplicativo Exército Brasileiro, disponível para Android e iOS

Brasileiros no exterior

Cerca de 3 mil jovens que devem prestar o serviço militar este ano têm residência fora do Brasil. Neste caso, eles devem procurar pessoalmente o consulado brasileiro mais próximo para fazer o alistamento.

E se eu perder o prazo do alistamento?

Os homens que não se alistarem no prazo estarão em débito com o serviço militar, ficando impedidos de prestar concurso público, tirar passaporte, ser matriculado em universidade, entre outras dificuldades, como multa de aproximadamente R$  4,50, que é corrigida trimestralmente pelo IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial). Até mesmo se o jovem ganhar na Loteria (como a Megasena), não poderá retirar o prêmio.

Publicado às 15h05.

< Justiça do Trabalho recebe 1,7 mil ações durante pandemia Vice-prefeito de Saquarema assume cadeira na Alerj <