sábado, 31 de outubro de 2020

Senado debate efeitos do vírus Zika no cérebro adulto

O vírus Zika pode infectar cérebros adultos, afetando seriamente a memória e a capacidade de comunicação das pessoas, assim como acontece nos portadores do mal de Alzheimer. Foto: Divulgação

Os senadores da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) querem ouvir especialistas sobre os efeitos do vírus Zika no cérebro de adultos infectados. O debate será realizado na quarta-feira (11), a partir das 10h. 

A audiência pública foi solicitada pelo senador Luiz do Carmo (MDB-GO) após uma recente descoberta de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): o vírus Zika pode infectar cérebros adultos, afetando seriamente a memória e a capacidade de comunicação das pessoas, assim como acontece nos portadores do mal de Alzheimer.

“O resultado surpreendeu o mundo científico, pois até então acreditava-se que o vírus só se replicava em cérebros em formação, sendo um dos responsáveis pela microcefalia e outras degenerações neurológicas”, ressaltou o senador.

Duas pesquisadoras que participaram do estudo da UFRJ confirmaram presença na audiência: Fernanda Aragão, neurocientista, e Cláudia Figueiredo, coordenadora da pós-graduação de ciências farmacêuticas da universidade.

Além delas, devem debater o assunto Raimunda Azevedo, pesquisadora do Instituto Evandro Chagas, e Leonardo Caixeta, médico do Instituto da Memória em Goiânia.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *