sábado, 15 de maio de 2021

Vacina da Pfizer deve chegar ao Brasil esta semana

Vacina, Covid-19, Coronavírus, Pandemia, vacinação, campanha
A vacina da Pfizer foi aprovada pela Anvisa no fim de fevereiro. Foto: Pedro Conforte

O Ministério da Saúde anunciou na manhã desta quarta-feira (28) a chegada da vacina da Pfizer no Brasil. A previsão é que o país receba o primeiro lote com o novo imunizante até a próxima quinta-feira (29).

De acordo com o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, a previsão é que um milhão de doses cheguem no aeroporto internacional Viracoposto, em São Paulo, nesta quinta. O contrato prevê a aquisição de 100 milhões de unidades do imunizante.

A informação foi divulgada durante um pronunciamento, após a 3ª Reunião do Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19.

A vacina da Pfizer foi aprovada pela Anvisa no fim de fevereiro.

A orientação do Ministério da Saúde é que as secretarias estaduais de saúde priorizem cidades com câmaras refrigeradas. Isso porque a vacina da Pfizer/BioNTech demanda temperaturas especiais de armazenamento. Em condições normais, ela deve ser guardada em um ambiente de -90º à -60º. A Anvisa permitiu uma flexibilização desse patamar, autorizando de – 25º à -15º. Contudo, essa condição só pode ocorrer por até 14 dias.

Uma vez retiradas dos refrigeradores e colocadas na rede de frio nacional, cuja conservação é de temperaturas de 2 graus Celsius a 8 graus Celsius, as equipes de saúde têm até cinco dias para fazer a aplicação sem risco de prejudicar a eficácia do imunizante.

Com Agência Brasil

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');