sexta, 16 de abril de 2021

‘A chuva cai, São Gonçalo inunda’ em aniversário de 130 anos

Ruas alagadas devido a forte chuva em São Gonçalo. Foto: Pedro Conforte

As chuvas fortes desta terça-feira (22) evidenciaram um problema crônico de bairros em São Gonçalo mesmo no dia do aniversário da cidade. Em Neves, de acordo com moradores, o cenário se repete a cada temporal. Segundo a Defesa Civil, as regiões com o maior registro de precipitação pluviométrica foram: Tenente Jardim e Ipiíba.

A pavimentação da Rua Benjamin Constant, em Neves, ficou irreconhecível diante de uma imensa poça d’água. Para a operadora de caixa, Lisnaicy Martins, de 27 anos, que trabalha há três em um supermercado na esquina da via, a enchente não é uma novidade.

“Infelizmente, em toda chuva as ruas aqui do bairro ficam assim. A Prefeitura vem de vez em quando, desentope os bueiros, faz a limpeza do sistema, mas não adianta. Sempre fica esse mar na rua”, disse.

Rua Benjamin Constant, em Neves, ficou alagada. Foto: Pedro Conforte

Morador da Covanca, o repositor Sérgio Leonardo, de 29 anos, reitera a afirmação de Lisnaicy. Ele, que vive no bairro vizinho ao de Neves, conta que a situação é a mesma na região. Para o gonçalense, não há motivos suficientes para comemorar o aniversário da cidade.

“Tem dias de chuva que o banco da praça não aparece de tanta água. É ruim para passar a pé, para passar de carro. Parece que não tem jeito mesmo”, afirma.

Bairros como Alcântara, Barro Vermelho, Paraíso, Coelho e Rio do Ouro também apresentaram pontos de alagamento. No Gradim, inclusive, uma árvore caiu na Rua Cruzeiro do Sul, em um dos acessos à comunidade do Gato, no início da tarde desta terça-feira (22).

Defesa Civil

A laje de chão desabou com a força da água. Foto: Divulgação/Defesa Civil

De acordo com a Defesa Civil de São Gonçalo, nesta terça-feira (22), houve um chamado para atender a ocorrência de um desabamento de uma laje de chão, no bairro do Colubandê. Apesar do estrago na residência, não houve vítimas no acidente.

Ainda segundo a Prefeitura, os dois bairros com o maior registro de precipitação pluviométrica (chuva) foram Tenente Jardim e Ipiíba. O acumulado de 24 horas no primeiro foi de 64.8mm, com acumulado máximo de 1 hora, de 17mm.

Já em Ipiíba, o acumulado de 24 horas foi de 55.6mm, com máxima de 13.6mm em 1 hora . A Defesa Civil enviou SMS para alertar os moradores deste bairro próximos ao Rio da Aldeia sobre a possibilidade de inundação, devido elevação acima do normal do Rio, segundo dados do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Aniversário

São Gonçalo comemora nesta terça-feira (22) seu 130º aniversário. Devido a pandemia do novo coronavírus, o tradicional desfile cívico no Centro da cidade foi suspenso. As comemorações nesta terça iniciaram com o hasteamento da bandeira na sede da Prefeitura, seguido de uma missa na Igreja Matriz, no Centro, com as vagas esgotadas.

Às 14h, no Centro de Tradições Nordestinas, em Neves, aconteceria a abertura da exposição “Água: da abundância à escassez”, no Mirante, mas foi adiado devido a forte chuva na cidade.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');