terça, 20 de outubro de 2020

Abandono em cartão postal de Niterói

Parte do teto ameaça cair no espaço (Foto: Anderson Justino/Colaboração)

O complexo paisagístico da Praça Juscelino Kubitschek, também conhecida como Praça JK, localizada na região do Aterro da Praia Grande, em Niterói, sofre com falta de manutenção e de limpeza. Além disso, a presença de moradores de rua inibe a finalidade turística do local, construído na segunda metade do século XX.

“Já fui assaltada aqui duas vezes voltando da faculdade. Depois das 20h fica deserto, os moradores de rua aproveitam para usar drogas e nós passamos por aqui com medo. Faltam manutenção e segurança”, relatou a estudante Gabriela Maia, 26 anos.

O enfermeiro Thiago Andrade, 32 anos, contou que passa todos os dias pela praça e já presenciou diversas brigas no local. Segundo ele, a presença da guarda municipal durante o dia não faz diferença para os moradores de rua.

“Muitas vezes eu já passei por aqui correndo pela manhã e vi os moradores de rua brigando, inclusive com pedaços de madeira. Alguém deveria fazer alguma coisa, não adianta um local desses se for abandonado assim”, desabafou.

De acordo com a Secretaria de Assistência da Prefeitura de Niterói, o local faz parte do roteiro do Serviço Especializado em Abordagem Social, em que assistentes sociais e psicólogos atuam no convencimento as pessoas em situação de rua aceitarem os serviços socioassistenciais, sendo eles operados pelo Centro de Referência de População em Situação de Rua e as unidades de acolhimento.

Em nota, a Prefeitura de Niterói informou que a Companhia de Limpeza da cidade realiza trabalhos frequentes de limpeza de pichações no local, sempre que necessário. Segundo ela, o órgão enviará uma nova equipe ao local para verificar a ocorrência de novas pichações, além disso o forro do teto passará por reparo.  

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *