Cidades

Abandono na Estrada Caetano Monteiro

Moradores reportam condições precárias para pedestres na via. Foto: Ibici Silva

Percorrer o trecho da Estrada Caetano Monteiro entre Matapaca e o trevo de Maria Paula, em Niterói, é um circuito de obstáculos: a calçada não é contínua e as travessias são cercadas por matagal. Segundo os moradores, a situação é pior nos dias de chuva. “Em alguns pontos precisamos até andar pelas ruas”, comenta a professora Rogéria da Silva Granja, que reside na região.

Rogéria percorre a via diariamente a caminho do trabalho e vive a contínua ausência de conservação. Há cerca de um mês, indignada com a situação das calçadas, ela recorreu aos vereadores da região. “Até agora, a situação segue a mesma”, lamenta.

No ponto de ônibus, na altura da Rua Aurora Ribeiro sentido Badu, um caminho estreito faz as vezes de calçada. Para a moradora de Matapaca Simone de Fátima, que usa o ponto diariamente, “o principal problema é o mato alto, que atrai insetos”.

A situação se repete no ponto de ônibus na altura da Rua Uruguai, sentido Maria Paula, onde a passagem precisa ser feita pela estrada. O terreno em questão não é ocupado.

Matagal toma conta de calçada. Foto: Ibici Silva

A rua passou por um recapeamento recente, no final de 2018. Sobre a manutenção na vegetação, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) informou que "equipes estiveram na Estrada Caetano Monteiro efetuando o serviço de poda em vários trechos da via e que novas vistorias entrarão na programação".

O Departamento de Fiscalização e Postura da Secretaria Municipal de Ordem Pública afirmou que uma equipe será enviada ao local para notificar os proprietários para que providencie a limpeza da calçada e seu devido reparo.

De acordo com o Código de Posturas da cidade, a construção e conservação das calçadas é responsabilidade do proprietário ou ocupante do imóvel. Pela legislação, a Prefeitura pode intimar o proprietário a realizar a obra e entrar na Justiça pela execução da obra ou pelo ressarcimento caso a própria administração realize a obra.

< Projeto autoriza prisão preventiva para pessoas flagradas por furto Foragido da justiça é preso em Itaipuaçu <