Abertura do hospital de campanha de SG é adiada novamente

Iabas informou que unidade começará a receber pacientes na manhã desta quinta-feira. Foto: Pedro Conforte

Programado para receber os primeiros pacientes nesta quarta-feira (27), o hospital de campanha de São Gonçalo, no Clube Mauá, teve entrega novamente adiada. Segundo o Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas), organização social responsável pela implementação dos leitos, a abertura irá acontecer nesta quinta-feira (28).

Nesta terça-feira (26), a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Ministério Público, obteve liminar na justiça obrigando o Estado do Rio e a Organização Social Iabas a entregarem todos os leitos de enfermaria e UTI programados para a unidade de saúde.

Segundo nota do Iabas, foi informado à Secretaria Estadual de Saúde que a abertura do hospital foi prejudicada pela operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal nos escritórios do instituto.

“Os policiais apreenderam indistintamente computadores e documentos, prejudicando a aquisição de medicamentos e equipamentos de proteção individual que e não puderam ser comprados devido ao embaraço causado pela operação. A operação impediu que o Iabas antecipasse a entrega do hospital para o dia 26 [quarta-feira] e cumpre hoje [27] o cronograma de entregar o hospital nesta quarta-feira à Secretaria de Estado da Saúde. A unidade começará a receber pacientes na manhã de quinta-feira”, dizia a nota.

Durante visita da equipe de reportagem do Plantão Enfoco ao hospital de campanha, na noite desta terça-feira (26), funcionários ainda trabalhavam na unidade para concluir as instalações. Equipamentos ainda não tinham sido instalados e corredores ainda se encontravam intransitáveis.

Publicada às 9h25

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *