sábado, 23 de janeiro de 2021

Alerta de risco para pedestres e pacientes da AFAC em Niterói

Grande quantidade de lixo e vidro foram espalhados nas calçadas colocando pedestres em risco. Foto: Pedro Conforte

Descarte de todo o tipo de lixo está colocando moradores e pedestres em risco no entorno da paróquia São Lourenço, no bairro de Santana mais conhecido como Ponto Cem Reis, em Niterói. Na Rua Padre Leandro uma grande quantidade de vidro e entulho estão espalhados pela via, além de sacos plásticos cheios lotados de resíduos.

De acordo com moradores, mesmo com uma placa avisando sobre a proibição de descarte, pessoas descumprem a ordem e fazem do local um depósito de lixo na pratica que costuma acontecer a noite, momento em que a rua fica mais vazia e ninguém está observando. Além disso, ao longo de toda a extensão da rua faltam lixeiras. Em todo quarteirão da igreja apenas uma papeleira foi encontrada. 

“Fico aqui vigiando, quando vejo pessoas jogando lixo, aviso para descartar na caçamba que fica ali próximo”, disse Leandro da Silva, que trabalha como autônomo na região.

O perigo acaba sendo ainda maior devido a frequência de crianças na rua por onde também passagem frequentadores da igreja além de pacientes da Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (AFAC), sendo comum o trânsito de deficientes visuais, pais e responsáveis que levam filhos para diferentes tratamentos médicos.

Em nota, a Companhia de Limpeza de Niterói informou que a coleta domiciliar no local é feita de forma regular, ocorrendo todas as terças, quintas e sábados. Já a varrição é realizada diariamente. 

Despejo acontece apesar da placa de aviso com proibição de descarte na região. Foto: Pedro Conforte

De acordo com a Prefeitura de Niterói, o descarte irregular de resíduo pode acarretar em multa de até R$1.689,98 e denúncias podem ser feitas através do telefone do 0800-022-2175 ou no link da ouvidoria no site www.clin.rj.gov.br.

No entanto, a prefeitura ainda não respondeu como e quando será feita a retirada do entulho na região, considerando os riscos para moradores e pedestres, e como o descarte deve ser feito corretamente para evitar que novas infrações sejam cometidas.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *