sábado, 19 de setembro de 2020

Alerta de tempestades a partir desta quarta-feira

Tempo começa a fechar a partir da noite desta quarta em Niterói. Foto: Plantão Enfoco
Tempo começa a fechar a partir da noite desta quarta em Niterói. Foto: Plantão Enfoco

Órgãos do Governo Federal fazem um alerta conjunto  para a possibilidade de chuvas intensas e altos acumulados de precipitação na faixa que compreende o Rio de Janeiro e os estados do Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, além do Distrito Federal. A previsão aponta ainda que os totais pluviométricos podem alcançar de 150 milímetros a 400 milímetros, impactando severamente esses estados.

O informe é do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR); do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet); do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden); e do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM).

A nota conjunta é resultante de metodologias de previsão, que aponta que as chuvas mais intensas têm início previsto a partir desta quarta-feira (22), e deverão se prolongar até o final de semana.

As recomendações são destinadas a órgãos de proteção e defesa civil estaduais e municipais e a moradores de áreas de risco nas regiões que poderão ser afetadas. Há a possibilidade de ocorrerem desastres naturais como inundações, enxurradas, alagamentos, deslizamentos de terra e corridas de solo.

De acordo com o documento, as áreas com maior probabilidade de ocorrerem desastres são a região metropolitana de Belo Horizonte, a Zona da Mata Mineira e o estado do Espírito Santo.

Orientações

A Defesa Civil Nacional orienta que as pessoas que moram em áreas de risco, ou que já tenham registrado desastres anteriormente, devem procurar os órgãos locais de defesa civil para ter acesso ao plano de contingência para suas regiões. É importante conhecer as rotas de fuga e os pontos seguros para utilização em momento prévio ao desastre.

Previsão

Segundo o Inmet a quarta-feira (22) começa com tempo fechado em Niterói, com máxima que não passa de 29ºC. As pancadas de chuva podem começar a cair a partir do início da noite e segue até sábado (25). O instituto alerta que o maior volume pode ser esperado para a quinta (23) em Niterói, mesma previsão para São Gonçalo.

Em Maricá a chuva começa a cair já nesta quarta a qualquer hora do dia. Os termômetros marcam máxima de 25ºC, a meteorologia prevê: sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Na cidade a previsão de maior chuva já é nesta quinta (23).

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *