quinta, 29 de outubro de 2020

Alerta: Niterói já tem mais de mil casos de Covid-19

De acordo com o prefeito, o aumento no número de casos se deve ao programa de testagem em massa que Niterói está realizando. Foto: Plantão Enfoco

Niterói chegou a marca de 1.063 pessoas com o novo coronavírus nesta quarta-feira (13). Nas últimas 24 horas foram 78 comprovações da doença, uma vez que até a última atualização do boletim epidemiológico 985 casos estavam confirmados. Além disso, o município registrou mais seis óbitos em decorrência da Covid-19, chegando ao total de 53.

Em isolamento domicilar estão 535 pacientes. Todos eles são assistidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Outros 87 infectados permanecem hospitalizados, sendo que há mais de 180 pessoas em leitos públicos e privados demandando atenção 24 horas por dia nos respiradores de UTIs.

Nas últimas cinco semanas, já foram mais de 1.200 pessoas recuperadas tanto da Covid-19, com casos confirmados, como outros casos de pessoas que não tiveram a confirmação do vírus, mas que tinham síndromes respiratórias agudas, segundo explicou o prefeito Rodrigo Neves (PDT).

“Isso é resultado do trabalho feito pelos profissionais de Saúde e da perseverança de cada um de nós no isolamento social”, disse Neves.

De acordo com o prefeito, o aumento no número de casos se deve ao programa de testagem em massa que Niterói está realizando. Nos últimos dias, já foram feitos cerca de 2.500 exames rápidos. O trabalho segue experiências internacionais bem-sucedidas. O governo municipal tem uma expectativa de que nos próximos três meses, a cidade chegue a uma taxa de um a cada dez habitantes testados.

O protocolo de testagem foi feito pela Prefeitura de Niterói, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) e determina que o teste sorológico seja feito a partir do oitavo dia dos sintomas identificados pela equipe de atenção básica, através do programa Médico de Família.

A intenção é conhecer o comportamento da doença e, dessa forma, estabelecer estratégias mais efetivas para qualificar o planejamento das ações em Niterói.

Retomada das atividades

Rodrigo Neves também aproveitou o pronunciamento pelas redes sociais para anunciar que nos próximos dias irá divulgar um projeto de retomada gradual das atividades econômicas de Niterói. Em relação as medidas de lockdown que estão em vigor até sexta-feira (15), Neves afirmou que “é provável que haja uma pequena prorrogação”, mas não disse por quantos dias.

“Niterói como foi a primeira cidade que fez o dever de casa, por isso será uma das primeiras a retomar suas atividades preservando a vida das pessoas”, garantiu.

De acordo Neves a expectativa é que logo que se passe as medidas restritivas mais duras a cidade volte aos poucos a retomar suas atividades econômicas, ainda neste mês de maio.

“Será um plano de retomada, não de retorno a normalidade. O mundo não terá este ano uma vacina [como temos H1N1] que seja capaz de imunizar em relação ao vírus. Há uma projeção entre o meio do ano que vem e início de 2022, segundo especialistas. Por isso até que tenha vacina, teremos um período de nova normalidade. Teremos que ter hábitos que não tínhamos, usar máscara, distanciamento social, usar mais álcool em gel. Medidas que teremos que conviver por alguns meses” esclareceu o prefeito, que completou ainda.

Publicado às 20h37 – Atualizada às 21h27

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *