sábado, 24 de outubro de 2020

Alerta: São Gonçalo tem primeiro caso suspeito de Coronavírus

Ao todo, o Estado do Rio monitora 42 casos suspeitos. Foto: IOC/Fiocruz

São Gonçalo registrou o primeiro caso suspeito de infecção pelo Novo Coronavírus (Covid-19), de acordo com o boletim emitido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (2). Em Niterói, o número de casos subiu para sete, enquanto Maricá mantém uma única suspeita.

De acordo com a SES, ao todo, o Estado monitora 42 casos suspeitos. Além das três cidades, os outros locais de residências dos pacientes foram identificados da seguinte maneira: Rio de Janeiro (12), Petrópolis (4), Resende (2), Barra Mansa (2), Macaé (2), São João de Meriti (1), Belford Roxo (1), Nova Iguaçu (1), Duque de Caxias (1), Campos dos Goytacazes (1), Volta Redonda (1) e Teresópolis (1).

Ainda segundo a secretaria, outros quatro casos notificados são de pacientes que residem no exterior e em outro estado brasileiro. Na coletiva de imprensa desta segunda-feira (2), o Ministério da Saúde confirmou que o Brasil tem, atualmente, 433 casos suspeitos da doença e que está em todas as regiões do país, sendo São Paulo o estado com o maior número de casos suspeitos, com 163.

Até o momento, são 162 casos descartados, sendo que a maioria tinha Influenza A e Influenza B. No mês passado, a SES elaborou e definiu um plano de contingência para enfrentar um possível surto no Estado do Rio de Coronavírus, que é capaz de provocar epidemias e pode evoluir a pandemias.

Paciente sob análise

Segundo a Prefeitura de São Gonçalo, o caso sob análise é de uma idosa, de 69 anos, moradora do bairro Boassu. De acordo com o município, ela está em isolamento domiciliar (quarentena) desde a última sexta-feira (28), quando deu entrada no Pronto Socorro Central (PSC), no Zé Garoto, com sintomas da doença.

“A paciente foi liberada, já que está sem comprometimento respiratório. Ela apresentou sintomas da doença em até 15 dias de sua chegada ao Brasil, vinda da Itália”, informou a nota.

Ainda segundo a Prefeitura, todas as providências relacionadas ao caso estão sendo tomadas e a paciente está sendo acompanhada pela equipe de saúde e pela Vigilância Epidemiológica do município.

Reunião emergencial

A suspeita acendeu alerta nas autoridades gonçalenses. A Câmara de Vereadores convocou reunião emergencial com participação do secretário municipal de Saúde, Jefferson Antunes Gomes, e com o secretário municipal de governo, Rodrigo Miranda.

Os vereadores querem cobrar um plano municipal de prevenção ao coronavírus em São Gonçalo. A reunião acontece nesta terça-feira (3) às 14h, na secretaria de saúde.

“São Gonçalo é a segunda maior cidade do estado. Precisamos estar na frente nas questões preventivas. Recursos para a Saúde e infraestrutura nossa cidade tem, mas é preciso saber qual será o plano de prevenção” comentou Rocha.

A Câmara busca, ainda, viabilizar o fornecimento de álcool gel e instalação de toalhas de papel nos postos de saúde.

Informação

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de São Gonçalo criou um canal direto de esclarecimentos e informações através do número telefônico: (21) 96597-5309. O atendimento será realizado das 9h às 17h. O canal quer evitar disseminação de notícias falsas na cidade, conforme explicou o prefeito José Luiz Nanci (Cidadania).

“Por ser uma situação nova, é fundamental que a população esteja bem informada e orientada. As notícias falsas geram transtornos e causam pânico, impedindo muitas vezes que as pessoas acessem aquilo que é a verdade e as formas corretas de se prevenir e cuidar! Esperamos que a nossa cidade use da melhor forma essa ferramenta que foi criada para prestar auxílio e informar as pessoas”, destacou o prefeito.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *