quarta, 25 de novembro de 2020

Alugar um imóvel pode ser um bom investimento

Aluguel de imóvel ganha destaque entre as possibilidades de investimentos com alta taxa de rentabilidade e segurança. Foto: Divulgação
Aluguel de imóvel ganha destaque entre as possibilidades de investimentos com alta taxa de rentabilidade e segurança. Foto: Divulgação

Pesquisa do Sindicato da Habitação revela que o preço do aluguel de imóveis no Estado Rio de Janeiro voltou a subir e chega ao mesmo patamar do ano passado.

Com uma das maiores altas desde 1994, o IGP-M, mais famoso por ser o indexador que reajusta os aluguéis, está roubando a cena econômica. Com aumento de 4,34% em setembro, o índice acumula alta de 14,4% no ano e de 17,94% nos últimos 12 meses.

Isso significa que, sim, os inquilinos com contrato por fazer aniversário em breve podem ter um reajuste de cerca de 18% no valor do aluguel.

Esse cenário, tem levado especialistas a questionar o uso do IGP-M como indexador dos aluguéis. Como seu uso é mera convenção, trocá-lo por outro indicador seria apenas uma questão de acordo entre as partes envolvidas – inquilino e proprietário – na hora de definir os termos do contrato.

Na prática, o que realmente tem acontecido durante a pandemia são negociações extracontratuais na base do bom senso. Os proprietários não estão aplicando o reajuste integral, mesmo tendo esse direito no papel. Muitos, em especial nos imóveis comerciais, chegaram até a dar reduções ou suspender a cobrança temporariamente durante os piores meses de quarentena.

Um estudo feito pelo Secovi Rio, mostra que 65% dos imóveis alugados tiveram algum tipo de negociação no contrato durante a pandemia, com desconto médio de 50%.

A escolha do índice é livre e deve ser feita quando o contrato é desenhado. Ela pode também ser rediscutida entre inquilino e proprietário ou imobiliária a qualquer momento – a única exigência é haver acordo entre todos.

O conselho de quem acompanha o mercado imobiliário é que sempre vale a pena negociar. Afinal, um bom inquilino – aquele que sempre paga o aluguel em dia e cuida do imóvel – tem grandes chances de conseguir um acordo com o dono, seja durante o contrato ou no vencimento dele.

Impulsionado por esse cenário, o aluguel de um imóvel ganha destaque entre as possibilidades de investimentos com alta taxa de rentabilidade e segurança. Para ajudar você nesse processo, nada melhor que um corretor de imóveis especializado.

Fale Conosco! Faça um bom negócio! Entre em nosso site, procure as imobiliárias associadas a ADEMI-Niterói e realize o seu sonho com segurança. Quem ama Niterói, compra em Niterói.

Bruno Serpa Pinto é presidente da Ademi-Niterói , CEO da SPIN inovações imobiliárias e advogado especialização em liderança e e-commerce pela Ohio University

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *