terça, 29 de setembro de 2020

Alunos com deficiência participam de colônia de férias em Maricá

Além da Arena Flamengo, os núcleos do CEU Mumbuca e do Maricá+Esporte, em Barra de Maricá, também receberam alunos PcD durante a colônia de férias. Foto: Divulgação – Prefeitura de Maricá

Foi um sucesso a primeira edição da colônia de férias para Pessoas com Deficiência (PcD) promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer de Maricá. Entre os dias 20 e 30, a Arena Flamengo recebeu dezesseis alunos com paralisia cerebral, síndrome de Down, autistas, surdos e outras deficiências, que participaram de atividades esportivas e brincadeiras, totalmente integrados aos alunos sem deficiência.

Segundo a coordenadora do projeto, Grazielle Ramos, nos primeiros dias os participamtes fizeram uma adaptação, para em seguida se integrarem às demais crianças, que os receberam muito bem.

“Quem é acostumado com esse trabalho, como eu, percebe no olhar do aluno que o projetp está dando certo”, disse ela, que tem um filho de 14 anos que é autista e também participou das atividades da colônia de férias.

Mãe de Thiago, de 33 anos, que tem paralisia cerebral, Sara Monteiro confirma a boa adaptação do filho às atividades.

“Ele sempre teve muita dificuldade para fazer exercício físico, não tinha motivação, mas com a colônia de férias ele se animou muito e está se divertindo”, contou ela, que soube da colônia na própria Arena Flamengo e é só elogios à atenção dada ao filho no município, tanto na escola quanto nas atividades esportivas: “Vim do Rio para Maricá há 15 anos e senti uma grande diferença no acolhimento dele, na atenção dispensada à pessoa especial. É um trabalho muito bacana mesmo”, afirma.

Moradora do município há 20 anos, Maria Célia Cintra acompanhava o filho Daniel Felipe e afirma que a integração com crianças não especiais foi um grande trunfo da colônia de férias, justamente por ajudar na inclusão dos PcD na sociedade.

“Faltava mesmo a parte esportiva para a maior inclusão das pessoas especiais, e agora o Daniel faz várias atividades: ele adora futebol e natação e adorou a colônia de férias, não deixou de vir um só dia”, disse.

Além da Arena Flamengo, os núcleos do CEU Mumbuca e do Maricá+Esporte, em Barra de Maricá, também receberam alunos PcD durante a colônia de férias.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *