quinta, 03 de dezembro de 2020

Alunos do 3º ano do ensino médio têm aula presencial em Niterói

Alunos retornaram nesta segunda (5). Foto: Marcelo Tavares

As aulas presenciais do 3° ano do ensino médio já estão autorizadas em Niterói. Na manhã desta segunda-feira (5) algumas unidades de ensino particulares reabriram e já contaram com a presença de alunos.

“Os estudantes ficaram tristes por conta da suspensão do retorno das aulas há duas semanas. Agora a gente acredita que seja uma retomada de vez. Não é bom também gerar essa expectativa: os alunos voltam, vão para casa e voltam novamente”, disse Luíza Sassi, diretora de uma rede particular na Zona Sul da cidade.

Com o retorno das atividades presenciais, todos os funcionários refizeram os testes para Covid-19, contou a diretora, que também relembrou a dificuldade enfrentada no início da pandemia.

“Nós tivemos que reestruturar a escola em um prazo de 72 horas e fizemos aulas com videoconferência trazendo a simulação do físico. Isso gerou um desgaste, porque os alunos sentiram muito, principalmente a terceira série do ensino médio, que é o último ano. Acredito que temos sempre que fazer uma combinação de saúde física, segurança e saúde mental”, disse Luíza.

Com o retorno das aulas presenciais, a prefeitura estabeleceu três horas diárias por turma. Os protocolos continuam os mesmos e as unidades vão contar com vigilância da saúde escolar. O uso de máscaras de proteção é obrigatório. A higiene e o distanciamento também continuam.

A prefeitura conseguiu autorização para o retorno das aulas após assinar um termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

“Houve um diálogo entre a procuradoria, a Defensoria e o Ministério Público em que ficou acertado um termo de cooperação em que a gente se compromete a revogar, estruturar e publicar um novo decreto com as condições que foram estabelecidas nesse acordo. É dessa forma que tem que ser, através do diálogo e da cooperação”, disse o prefeito Rodrigo Neves.

As aulas também são transmitidas online para os alunos que ainda não se sentiram seguros para retornar.

Retomada

Caso os indicadores da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) se mantenham estáveis por 15 dias, será permitido o retorno das atividades do segundo ano do ensino médio. E, em mais 15 dias, será avaliada a volta do primeiro ano.

Segundo o prefeito Rodrigo Neves, equipes das secretarias de Saúde e Educação farão fiscalização sistemática para comprovar se os protocolos de higiene e de distanciamento social estão sendo cumpridos pelas instituições de ensino.

Segundo o balanço deste domingo (4) da Secretaria estadual de Saúde, Niterói tem 13.616 casos confirmados da Covid-19 e 444 mortes pela doença.

Com informações da Agência Brasil

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *