terça, 24 de novembro de 2020

Anvisa alerta sobre venda de vacina falsa contra Covid-19 em Niterói

vacina, vacinação, campanha, remédio
Comercialização da vacina na cidade é irregular. Foto: Pedro Conforte

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre a suposta comercialização irregular da vacina de Oxford contra a Covid-19 em Niterói. Segundo a reguladora, a denúncia foi apresentada no dia 25 de setembro. A agência alertou que ainda não há permissão para venda e distribuição de qualquer vacina que tenha alegação de prevenir a doença.

A denúncia chegou até a Anvisa por meio dos canais oficiais do órgão. De acordo com a agência, existem equipes responsáveis pela avaliação dessas denúncias e pelo levantamento de evidências das supostas irregularidades ocorridas.

Após as investigações iniciais, podem ser tomadas medidas de caráter preventivo para proteger a saúde da população, bem como podem ser realizadas ações de fiscalização in loco ou requisição de apoio de autoridades policiais quando há suspeição de ocorrência de crimes, como é o caso dessa vacina.

“Não há, no momento, nenhuma vacina contra a Covid-19 autorizada para ser comercializada e utilizada pela população brasileira. Até que seja autorizado pelo Anvisa, o cidadão não deve comprar e utilizar qualquer vacina que tenha alegação de prevenir a Covid-19. Existem no Brasil vacinas contra a Covid-19, exclusivamente para uso em estudos clínicos. Não há permissão para comercialização e distribuição dessas vacinas”, alertou a reguladora.

Na última quinta-feira (8), a Delegacia de Polícia Federal em Niterói cumpriu mandado de busca e apreensão na sede da empresa que atua no ramo hospitalar, no centro de Niterói.

Ainda conforme o inquérito, a empresa investigada não possuía qualquer tipo de autorização ou de convênio com as autoridades sanitárias, ou com a empresa desenvolvedora da vacina para atuar no processo de desenvolvimento ou comercialização do medicamento.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *