sexta, 23 de outubro de 2020

Aplicativo alerta condições nas praias de Niterói

Com a chegada do verão, as praias ficam lotadas (Foto: Anderson Justino/Colaboração)

Com temperaturas lá em cima, tendência que deve se manter neste fim de semana, as praias têm sido o destino preferido de muitas pessoas. Para atender os banhistas que frequentam a orla de Niterói, está disponível o ‘Praia Hoje’, uma plataforma online que mostra, entre outros, a balneabilidade nas águas da cidade.

Tanto a família que vai à Praia de Itaipu aos domingos, quanto o praticante de canoa havaiana que está na água durante a semana, podem consultar rapidamente, pelo site, a qualidade da água na orla niteroiense. A aplicação também contém a localização de quiosques nas praias, restaurantes e estacionamentos no entorno, além de disponibilizar informações sobre o trânsito em tempo real e a infraestrutura cicloviária.

Segundo a Prefeitura de Niterói, o principal objetivo do Praia Hoje é agregar dados que possam ser úteis aos banhistas do município de Niterói. O secretário Executivo, Axel Grael, explica que o mecanismo faz parte do Sigeo, uma grande plataforma que reúne informações georreferenciadas e permite que se produza aplicativos e ferramentas úteis para o dia a dia das pessoas.

“A balneabilidade é uma informação que todo mundo de uma forma ou de outra se relaciona. Então o Praia Hoje, disponibilizado a partir do Sigeo, permite que se saiba a qualidade da água no lugar em que se frequenta ou que pretende frequentar. É importante tanto para o banhista quanto para praticantes de esportes, náuticos, velejadores, remadores, praticantes de canoa havaiana”, defendeu.

A coordenadora do Escritório de Gestão de Projetos, Valéria Braga, aponta que o Praia Hoje foi concebido a partir do Projeto Enseada Limpa, que desenvolve ações para melhora na qualidade da água na Enseada de Jurujuba, e o intuito de apresentar os resultados desse trabalho para a população.

“O Enseada Limpa atua desde 2013 no aumento da balneabilidade da Enseada de Jurujuba, com uma variação do percentual de dias próprios para banho de 27,69% em 2013 para 55,98% em 2018. É um resultado considerado bastante expressivo. A aplicação permite que a população tenha acesso a esses resultados de forma prática e organizada”, detalhou.

O Praia Hoje está disponível no link https://bit.ly/2W08lpH, ou acessando https://geo.niteroi.rj.gov.br/portal/home/ e clicando no quadrante da área específica para balneabilidade, localizado na página principal.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *