sábado, 31 de outubro de 2020

Após ordem judicial, SG acelera abertura de leitos

Nova CTI foi aberta com dez leitos de terapia intensiva. Foto: Prefeitura de SG/Arquivo

Após ordem judicial, a Secretaria de Saúde de São Gonçalo abriu nesta quinta-feira (28) mais um Centro de Tratamento Intensivo (CTI) no Hospital Municipal Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto, com capacidade de dez leitos.

O reforço parcial chega após a liminar pela Defensoria Pública (DPRJ) e pelo Ministério Público (MPRJ) na terça-feira (26) obrigou o município de São Gonçalo a abrir pelo menos mais 22 leitos de UTI.

Foram abertos, ainda, leitos em enfermarias, totalizando 65 vagas na unidade que é referência no tratamento a pacientes com Covid-19 no município. A projeção inicial para o hospital, conforme o plano de contingência do município, era alcançar a capacidade para 100 leitos.

Além do novo Centro de Tratamento Intensivo (CTI), o Hospital Luiz Palmier também está finalizando a criação de mais dois isolamentos e outras duas enfermarias com seis leitos cada.

Todos os setores dispõem de respiradores e monitores e assim como os demais suportes necessários para um paciente com coronavírus.

O prefeito José Luiz Nanci (Cidadania), que é médico, acompanhou a abertura dos novos leitos, conversou com pacientes e equipe médica. Garantiu que a Secretaria de Saúde está abrindo os novos leitos de acordo com a demanda encaminhada pelo Núcleo de Regulação dos hospitais de urgência e emergência.

“Estamos acolhendo todos os nossos pacientes. Temos cinco unidades de atendimento de urgência e emergência e dois Centros de Testagem para Coronavírus. Na próxima semana estaremos abrindo um segundo hospital de referência para pacientes com Covid-19”, adiantou o prefeito.

Contratação

A Secretaria de Saúde de São Gonçalo continua com inscrições abertas para as vagas de técnico de enfermagem e de laboratório e médicos intensivistas e de clínica médica. Os profissionais irão trabalhar no Hospital Municipal Luiz Palmier e no Franciscano Nossa Senhora das Graças, em Lagoinha.

Os interessados devem procurar o setor de recursos humanos do HLP. Na manhã desta quinta-feira uma nova equipe de técnicos de enfermagem recebeu aulas de capacitação na unidade.

Hospital de campanha

O hospital de campanha de São Gonçalo começa a receber pacientes nesta sexta-feira (29), de acordo com a organização social Iabas. Previsto para esta sexta-feira (28), o atraso foi provocado pela troca do piso, danificado pelos seguranças do deputado Filippe Poubel (PSL) durante vistoria. A decisão judicial também obrigou a Secretaria de Estado de Saúde a iniciar a operação da unidade o quanto antes.

Publicado às 16h20

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *