sábado, 28 de novembro de 2020

Atendimento médico pelo telefone em São Gonçalo

Saúde, Plano, Home Care, Internação
Consulta médica será por telefone para servidores de SG. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Gonçalo instituiu o uso da telemedicina, do teleatendimento e do teleacolhimento nos serviços de assistência à saúde dos servidores públicos do município. A portaria, que foi publicada no Diário Oficial da cidade desta terça-feira (28), entra em vigor na próxima segunda-feira (4) e é válida enquanto durar a crise ocasionada pelo novo coronavírus.

Com a medida, a Fundação Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo (Funasg) disponibilizará um sistema de atendimento por telefone, no qual será possível marcar as consultas e receber atendimento da equipe médica e multidisciplinar, também via telefone.

O texto ainda deixa claro que, durante o período de pandemia e isolamento social, decorrente da quarentena, ocasionada pela Covid-19, outras tecnologias de informação e de comunicação poderão ser disponibilizadas futuramente, como chats online e vídeoconferência.

Segundo a prefeitura, o objetivo é sanar dúvidas sobre as medidas de proteção e atender as necessidades dos usuários da Funasg. O teleatendimento estará disponível todas as segundas, quartas e sextas-feiras, por meio do telefone (21) 3513-7383, para marcações de consulta das 08h às 9h e para atendimento, a partir das 9h às 16h.

As consultas serão realizadas no mesmo dia da marcação, no horário designado para o atendimento, ocasião em que o usuário receberá uma ligação de um servidor, que redirecionará o atendimento ao profissional responsável pela consulta.

Será oferecido, além do atendimento médico (a telemedicina), o acolhimento por meio de equipe multidisciplinar composta por psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, enfermeiros, dentistas e assistente social. O atendimento médico e multidisciplinar será procedido conforme disponibilidade de vagas e especialidades e o objetivo é promover saúde e bem-estar, minimizando os impactos do distanciamento social.

A área de fisioterapia da Funasg atenderá os pacientes via aplicativo Whatsapp e disponibilizará cartilhas e orientações baseadas nos processos patológicos dos atendidos, procedendo ao monitoramento semanal. Já os psicólogos da fundação, efetuarão os atendimentos dos pacientes por telefone, dando continuidade ao tratamento psicológico que vinha sendo realizado antes da pandemia mundial. Os atendimentos marcados com a área de serviço social serão direcionados para a assistente social via aplicativo Whatsapp para contato e assistência.

O setor de odontologia também formulará semanalmente orientações sobre saúde bucal, que serão publicadas no site da Funasg. A equipe estará disponível também para tirar dúvidas sobre saúde bucal, nos atendimentos que forem agendados via telefone.

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