sexta, 23 de outubro de 2020

Atestado e receituário médico serão digitais no estado do Rio

Farmacêutico poderá receber a receita virtual por QR Code ou validação de token. Foto: Arquivo / EBC

Receituários, laudos, exames e até atestados médicos poderão ser emitidos pela internet a partir dessa semana. A medida foi divulgada nesta segunda-feira (18) a partir de uma parceria entre o Conselho Regional Estadual de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) e o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRFRJ).

Para fazer uso do procedimento o médico deverá acessar o site do Cremerj e entrar na área ‘Para Médicos’ e clicar na opção ‘Receita Digital’. É necessário preencher o receituário selecionando o tipo de receita e o nome do paciente. O nome do médico, o CRM e o endereço são automaticamente preenchidos com as informações do cadastro. Após este processo, é só gerar a receita que poderá ser compartilhada por e-mail ou pelo telefone do paciente, via aplicativo Whatsapp.

Atestado e receituário serão digitais. Foto: Arquivo/Plantão Enfoco

Toda receita gerada possui um código de resposta denominado QR Code. Por meio da imagem no receituário, o paciente pode ir à farmácia e o farmacêutico poderá apontar um leitor ou uma câmera para o QR Code e será redirecionado para uma página no site do Cremerj com as informações da receita já digitadas pelo médico.

Outra forma de validação é o farmacêutico informar o token (código de validação) no site, e, se receber a receita de forma eletrônica, por e-mail ou por um aplicativo de conversas, poderá também clicar no link localizado ao final da receita. O comprovante de utilização da receita também pode ser enviado por e-mail.

O Cremerj alerta, no entanto, que uma receita já utilizada não poderá mais ser validada por nenhum outro farmacêutico, impossibilitando a compra do mesmo medicamento pelo paciente em qualquer outra farmácia. Todos os documentos podem ter suas autenticidades validadas no site do Cremerj.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *