quinta, 29 de outubro de 2020

Atividades e atendimento gratuitos em Icaraí

A Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude do Estado do Rio, vai fechar o ano com mais três convênios firmados envolvendo o Complexo Esportivo Caio Martins, em Icaraí, Zona Sul de Niterói. Convênios entre a Suderj, a Prefeitura de Niterói e a Cruz Vermelha foram assinados na passada semana e os serviços começam a ser oferecidos em 2019.

Depois da parceria que permitiu abrir o posto médico do espaço já neste mês, os novos projetos, voltados para as áreas de saúde e lazer, atenderão gratuitamente a terceira idade, pessoas com deficiência e crianças. Eles beneficiarão não apenas a cidade de Niterói, mas também os municípios vizinhos. 

Duas parcerias foram realizadas com a prefeitura de Niterói  e a outra com a Cruz Vermelha. De acordo com o presidente da Suderj, Rodrigo Vizeu, todas preveem o uso de salas e espaços comuns do ginásio para as atividades oferecidas pelos parceiros.

“Temos muito orgulho de poder concretizar parcerias tão importantes, que vão beneficiar pessoas que nem sempre têm acesso a serviços desse tipo. As instituições parceiras se responsabilizam pela conservação e melhoria dos locais utilizados e ficam responsáveis por possíveis encargos trabalhistas e previdenciários dos profissionais”, explicou.

O primeiro convênio, com a Secretaria Municipal do Idoso, vai garantir a instalação do Centro de Convivência para Idoso, que terá capacidade para atender até dez mil pessoas. A ideia é que o local se torne um polo de atividades socioculturais e educativas para o público. Entre as atividades, estão previstas oficinas de alongamento, fisioterapia, redes sociais, artesanato, música, teatro, natação e ginástica.

“Quase 20% da população de Niterói tem idade acima de 60 anos, e Icaraí concentra a maior parte delas. Fazer um programa voltado para eles, dentro do Caio Martins, é falar em prevenção. O objetivo é oferecer alternativas de lazer e diminuir a solidão de muitos idosos”, detalhou o secretário municipal do Idoso de Niterói, Beto Saad.

A segunda parceria envolveu a Coordenadoria de Acessibilidade da prefeitura. O órgão montará no Caio Martins um Núcleo de Atendimento Multidisciplinar para pessoas com deficiência. Para a secretária de Acessibilidade, Tânia Rodrigues, é preciso garantir espaços preparados e dar alternativas a esse público para que ele possa participar da vida da cidade.  

“Teremos aulas gratuitas de natação, bocha, rúgbi, futebol e, de acordo com a demanda, poderemos ter outras atividades. Todas terão instrutores capacitados para atender as pessoas com deficiência. Já estamos fazendo as adaptações necessárias no espaço, como nivelamento do piso, reconstrução de rampas e melhorias na iluminação”, revelou.

O último acordo de cooperação técnica foi fechado com a Cruz Vermelha, que vai montar  um consultório odontológico infantil em uma das salas do Caio Martins. No espaço, profissionais voluntários vão atender a população carente. Todo o equipamento do consultório, como cadeira de dentista, material necessário para procedimentos e ar-condicionado, será fornecido pela instituição.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

9 thoughts on “Atividades e atendimento gratuitos em Icaraí

  1. Maravilhosa a iniciativa!!! Tomara que muitas pessoas consigam ser beneficiadas!!!

  2. Que notícia maravilhosa. O Caio Martins e uma potência precisa ser mais aproveitavel.

  3. Sou paciente de quimioterapia do HUAP, câncer de mama,tenho 58 anos, poderia participar deste evento? Se caso,como e quando fazer inscrição e documentos necessários. Obrigada

  4. Que otima oportunidade para a população, principalmente a prevenção de doenças!
    E a parte para crianças com determinada limitação, que fica em longas fila de espera.
    Parabéns pela iniciativa.
    Ja tem inscrições?

  5. Gostaria muito que o governo desse mais atencao ao Caio Martins tirasse o grande vazamento da piscina olímpica. E muito perigoso .além de acabar com a agua. Esse espaço é muito importante pra hora gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *