Cidades

Aulas nas escolas estaduais voltam nesta segunda

Imagem ilustrativa da imagem Aulas nas escolas estaduais voltam nesta segunda
Escolas estaduais começam as aulas nesta segunda-feira. Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

As escolas da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) iniciam o ano letivo de 2020 nesta segunda-feira (10). Mais de 665 mil estudantes estão matriculados em unidades de ensino da rede pública. No entanto, as aulas no Colégio Estadual Paulo de Frontin, no bairro Rio Comprido, na capital, iniciam no dia 17 de fevereiro.

Já os colégios estaduais Mato Grosso, em Irajá; Rodrigo Otávio Filho, em Vaz Lobo; Afonso Pena, na Tijuca; Deborah Mendes de Morais, em Pedra de Guaratiba; e os 11 colégios estaduais vocacionados ao Ensino Cívico-Militar, que serão inaugurados em breve, iniciam as aulas em março.

O ano letivo traz novidades. Após 10 anos, o Governo do Estado distribuirá uniformes gratuitamente para todos os alunos da rede estadual. Serão mais de dois milhões de camisas, sendo duas golas polo e uma camiseta para atividade esportiva. O desenho foi desenvolvido pelos estudantes e escolhido por meio de votação pela comunidade escolar.

A Seeduc também está trocando e instalando novos aparelhos de ar-condicionado nos colégios da rede pública estadual. Cerca de 24 mil equipamentos foram comprados e estão sendo encaminhados para as unidades de ensino. Até o primeiro semestre deste ano, a previsão é que todas as 1.222 escolas estejam totalmente climatizadas.

"Neste ano letivo, os estudantes vão se deparar com uma realidade diferente. Em 2019 muitas ações foram realizadas e, neste ano, mais investimentos serão feitos para melhorar a qualidade de ensino e infraestrutura das escolas. A educação sempre foi prioridade deste Governo e vamos confirmar este compromisso" afirma o governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.

O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, reforça que o número de escolas com turmas em tempo integral foi ampliado, saltando de 268 para 600, e que outras iniciativas serão efetuadas neste ano letivo.

"Além disso, a Seeduc vai ampliar o número de escolas no modelo intercultural, implementará unidades com vocação em arte, cultura, esporte e línguas estrangeiras. Ainda neste ano letivo serão investidos R$ 160 milhões na aquisição de mobiliários e outros equipamentos e 73 mil novos computadores serão adquiridos" informa o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes.

< Presente de Iemanjá celebra reconhecimento como patrimônio cultural de SG Eleitores devem regularizar o título até maio <