sábado, 15 de maio de 2021

Aulas presenciais de volta na rede estadual em São Gonçalo e Niterói

Em São Gonçalo 75 escolas estão de volta enquanto em Niterói 40 reabriram para aula presencial. Foto : Marcelo Tavares

As aulas presenciais estão de volta para estudantes da rede estadual de ensino em Niterói e São Gonçalo nesta segunda-feira (3). Segundo a Secretaria Estadual de Educação, 75 unidades em São Gonçalo e 40 em Niterói retornam com atividades presenciais nesta semana.

Além dos dois municípios, retornam também com o ensino presencial, Araruama (9), Areal (2), Arraial do Cabo (2), Barra Mansa (16), Cabo Frio (11), Itaboraí (15), Itatiaia (1), Macaé (10), Porto Real (1), Quissamã (1), Rio Bonito (7), Rio das Flores (2), Saquarema (7), Tanguá (2) e Volta Redonda (24).

As unidades escolares, que ainda não voltaram, poderão oferecer atividades pedagógicas presenciais, conforme prevê a Resolução nº 5.930, publicada no dia 23 de abril, que estabeleceu protocolos e orientações complementares para o atendimento nas unidades escolares públicas e privadas do sistema estadual de ensino.

As unidades das demais 75 cidades permanecem com ensino exclusivamente remoto e funcionam apenas para atividades administrativas, como a retirada de material pedagógico e do kit alimentação, além de entrega de documentos e matrícula de alunos. Mais informações no site da Seeduc.

Niterói

O ensino presencial da rede municipal já contempla todos as faixas de ensino no município, a partir desta segunda-feira (3) . O retorno do ensino infantil aconteceu há uma semana com boa adesão dos alunos.

Nesta segunda (3), as unidades municipais E.M. Anísio Teixeira (1° ano), em São Domingos; E.M. Maestro Heitor Villa-Lobos (1° ano), na Ilha da Conceição; UMEI Vinícius de Moraes (GREI 5), no Sapê; UMEI Rosalda Paim (GREI 5), no Centro, UMEI Eduardo Campos (GREI 5), Maria Paula; e UMEI Regina Leite Garcia (GREI 5), retornam com o ensino presencial.

De acordo com a Prefeitura de Niterói, um kit escolar com garrafinha, sacolas, além de materiais informativos para os alunos no retorno das aulas. Além disso, o Executivo ressaltou que todas as medidas no combate ao coronavírus estão sendo feitas em todas as unidades de saúde, como a distribuição de máscaras e álcool em gel, além de outras ações de prevenção, como a separação das cadeiras e a proibição do contato físico entre os professores e os alunos.

O ensino híbrido não será obrigatório no município, uma vez que o formato remoto continuará sendo oferecido. As aulas presenciais têm duração reduzida, de três horas diárias. No Ensino Fundamental 1, será em revezamento semanal, separado em dois grupos. Já na Educação Infantil, as crianças frequentam as aulas todos os dias; em caso de unidades com tempo integral, os alunos são divididos em grupos nos turnos da manhã ou da tarde.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');