terça, 26 de janeiro de 2021

Ausência de doadores de sangue preocupa em Hemonúcleo de São Gonçalo

Unidade, que funciona no Zé Garoto, precisa elevar os estoques. Foto: Ascom SG

O Hemonúcleo de São Gonçalo está precisando aumentar o estoque de sangue e apela à população para comparecer à unidade para fazer doação. O hemonúcleo atende às unidades de saúde do município, vinculadas ao SUS. 

Com uma média de 20 doadores por dia, a unidade precisa de pelo menos 40 doações diárias, para ter um estoque adequado.

“Estou doando pela primeira vez. Um parente está precisando e tomei a iniciativa de realizar esse ato de amor. Pretendo doar outras vezes”, comentou Hugo Leonardo de 46 anos. 

A doação não gera riscos para o doador, como explica o médico da Secretaria de Saúde de São Gonçalo.

“O ato de doar não coloca em risco a vida de ninguém, muito menos a do doador. O único que está em risco é o paciente que vai ficar sem sangue”, alerta o médico hemoterapeuta Dr. Márcio Louback.

Para fazer a doação é necessário estar em boa condição de saúde,  ter entre 18 e 60 anos de idade, não ter nenhuma doença transmitida pelo sangue, não ter nenhum processo inflamatório, não ter feito piercing e tatuagem há menos de um ano. Menores de idade, a partir dos 16 anos, podem doar com a devida autorização dos responsáveis. 

Covid-19

Com relação ao novo coronavírus, pessoas que já tiveram a doença podem doar, uma vez que não há confirmação de contaminação por transfusão de sangue. Contudo, no protocolo adotado, a pessoa precisa esperar 30 dia para doar, respeitando a janela necessária para evitar o contágio tradicional no ambiente da unidade.

Endereço

O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona na Praça Estephânia de Carvalho, s/n, ao lado do Polo Sanitário Washington Luiz, no bairro Zé Garoto. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *