quarta, 25 de novembro de 2020

Bairros às escuras por mais de 12 horas

Bairros às escuras em Niterói e Maricá (Foto: Alex Oliveira)

Moradores dos bairros Fonseca, Ingá e Maceió, em Niterói, e São José do Imbassaí, em Maricá, reclamam da falta de fornecimento de energia elétrica que, segundo eles, já dura mais de 12 horas, devido ao forte temporal que atingiu os municípios na noite de segunda-feira (25), deixando-os em estágio de atenção, segundo a Defesa Civil.

Segundo Alessandra Mua, a luz em sua residência, no Fonseca, está funcionando apenas em uma fase durante toda a noite. Ela alegou ter tentando acionar a concessionária responsável pela distribuição de energia na região, mas não obteve sucesso.

“A luz vai e volta a cada dez minutos, e eu não consigo contato com a Enel”, disse.

Marilene Barrozo contou que na altura do Horto do Fonseca, a falta de luz permanece desde às 18h de segunda-feira (25).

“Passou a madrugada indo e vindo mas não sustentava. Nem ventiladores ligavam de tão fraca. Minha geladeira está desligada desde ontem, porque tenho medo de queimar de tantos picos de energia, e a tensão está baixa que não sustenta ela ligada”, afirmou.

Por meio de nota, a Enel disse que “fortes chuvas e descargas atmosféricas, atingiram principalmente Niterói, São Gonçalo, Magé, Cachoeira de Macacú, Rio Bonito, Tanguá, Papucaia Cardoso Moreira, Saquarema, Araruama e Maricá, afetando o fornecimento de energia em algumas regiões desses municípios. Até o momento 70% dos clientes afetados já tiveram o serviço normalizado e as equipes continuam trabalhando para restabelecer a energia dos demais clientes o mais rápido possível”.

Alagamento

Em Maricá, vários bairros ficaram alagados, deixando a população assustada. No Centro da cidade, várias ruas ficaram debaixo d’água, o que complicou a vida dos motoristas. De acordo com a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, em uma hora foram 77 mm de precipitação.

Os danos maiores foram causados pelos fortes ventos. Os medidores registraram rajadas de 80 km/h e desde as 21h até a manhã desta terça-feira (26), foram retiradas 250 árvores caídas nas ruas. Os bairros mais atingidos foram Centro, São José do Imbassaí, Itapeba, Retiro, Marquês, Manoel Ribeiro e Ponta Negra.

Em São José do Imbassí, a ventania causou estragos em um posto de combustível, na Rodovia RJ-106. Além de uma bomba de combustível que foi arrancada, o teto também ficou danificado por conta da chuva.

Ventania arrancou uma bomba de combustível de um posto em São José do Imbassaí (Foto via Plantão Enfoco)

Queda de árvore

Devido à queda de uma árvore de grande porte nas proximidades da sede da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá, junto à RJ-106, a pasta está sem comunicação no momento. Em função disso, as equipes estão percorrendo as áreas onde se registraram chuvas mais fortes fazendo rondas para realizar os atendimentos necessários. Várias regiões da cidade, incluindo a área da base do Corpo de Bombeiros, ficaram sem energia elétrica.

Equipes da Conservação estão se deslocando para os pontos atingidos para a retirada de árvores, galhos, telhas e fiação pela cidade.

Árvore caiu nas proximidades da Secretaria de Proteção e Defesa Civil (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Defesa Civil

Equipes da Secretaria Municipal de Habitação e Assentamentos Humanos de Maricá estão atuando com a Defesa Civil no atendimento a famílias desabrigadas ou desalojadas. Até o momento são dois casos de famílias desabrigadas, nos bairros do Retiro e em Ubatiba. A Secretaria de Iluminação Pública também alocou todo o efetivo para a recuperação das redes e pontos afetados.

Já a prefeitura de Niterói afirmou que nenhuma sirene precisou ser acionada e não houve registros de feridos ou de ocorrências de deslizamentos no município. De acordo com o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil, a previsão para a tarde desta terça-feira (26) é de chuva moderada a forte, com raios e ventos. Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199 ou 2620-0199.   

Aulas

A prefeitura de Maricá acrescentou ainda que 80% das escolas municipais estão sem aulas nesta terça-feira (26). Em Niterói, até o momento, sabe-se que algumas escolas no Fonseca estão sem aula devido à falta de energia elétrica.

De acordo com a prefeitura de Niterói, “a falta de luz ocorreu devido a um problema externo e afetou outros prédios da região. A diretora da Creche Comunitária Madre Mary Marcelline informou que, como as crianças tiveram atendimento durante todo o período da manhã, não haverá a necessidade de reposição do dia letivo”.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *