quinta, 24 de setembro de 2020

Banda do Ingá vai terminar desfile no Centro de Niterói

Banda do Ingá, Bloco, Carnaval
Banda do Ingá se apresenta há mais de 40 anos no bairro. Foto: Plantão Enfoco

Após mais de 40 anos desfilando tradicionalmente na Zona Sul de Niterói, a Banda do Ingá vai sair do Ingá pela primeira vez para arrastar foliões pelas ruas do Centro de Niterói. A informação foi confirmada pelo presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), Paulo Novaes, nesta sexta-feira (17).

Tradicionalmente realizada no último domingo de pré-carnaval, a data do desfile ainda não foi divulgada. A informação inicial é de que o bloco inicie na Rua Paulo Alves, no Ingá, e siga em direção a Amaral Peixoto, no Centro. Antes, o trajeto começava na Paulo Alves e terminava na orla da Praia de Icaraí.

“A Banda do Ingá pela primeira vez não vai desfilar na Praia de Icaraí. Isso é algo que nunca foi feito. Não foi uma decisão por conta do acaso ou por modelos que deram errado. Talvez a gente não possa ver um carnaval a altura de Niterói, mas esse ano teremos um Carnaval organizado, com uma mudança radical”, explicou Paulo Novaes.

Apesar das informações do presidente da Neltur, o diretor da Banda, Guga Gallo, afirmou que ainda pode haver mudança no itinerário e a Banda terminar o desfile na Concha Acústica, em São Domingos.

“Essa não é uma mudança positiva, mas logisticamente, sim. Por menos que as pessoas reclamem do desfile no Ingá, existem reclamações, principalmente de transtornos no trânsito. Esse ano, estamos pensando em manter a bandinha kids. Ano passado deu certo colocar instrumentos para as crianças na pracinha e eu me prontifiquei a fazer um carnaval pedagógico”, disse Guga.

Esse ano, a Banda no Ingá trocará 10 mil abadares por dois quilos de alimento, de feijão e arroz. Os alimentos serão doados para instituições de caridade.

“Ano passado conseguimos 16 toneladas de alimento. Costumamos trocar os abadares quatro dias antes do desfile, entre as ruas Pereira Nunes e Presidente Pedreira, no Ingá. Esse ano devemos acrescentar um posto de troca na Concha Acústica.

Tradição

Fundada 1973, a partir das batucadas de um grupo de amigos no Ingá, o bloco mais tradicional de Niterói, e que arrasta uma verdadeira multidão pelas ruas do bairro da zona sul, levou em 2019 cerca de 60 mil pessoas embaladas pela banda no trio elétrico. A Banda do Ingá já é conhecida por ser o maior pré-carnaval da cidade.

Outros blocos

A Neltur pretende liberar a lista dos blocos tradicionais de Niterói nessa semana, incluindo o Vou Zuar.

Neste ano, o Vou Zuar terá mudanças importantes para receber os foliões no pré-carnaval. Para evitar confusões e superlotação, a organização pretende disponibilizar ingressos em troca de alimentos não-perecíveis, na festa marcada para acontecer no Caminho Niemeyer, no Centro.

Na última edição foram mais de 20 mil foliões no bloco. No entanto, com a nova roupagem, é possível que a entrada seja reduzida à metade.

“Dois grandes blocos da cidade que deram problemas no ano passado, nós já ajustamos. Vamos limitar o número de frequentadores e levar para o Caminho Niemeyer. Montaremos toda uma estrutura lá para que novos problemas não ocorram”, emendou Novaes.

*Colaboração de Matheus Merlim

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

3 thoughts on “Banda do Ingá vai terminar desfile no Centro de Niterói

  1. Banda do inga será melhor se for via graota via concha acústica só assim não irá atrapalhar o trânsito de várias ruas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *