segunda, 30 de novembro de 2020

Bares de Niterói voltam com música ao vivo nesta quinta

Músicos devem respeitar regras de distanciamento e usar máscaras. Foto: Pixabay

A música ao vivo em bares e restaurantes de Niterói estará de volta nesta quinta-feira (15), sem aglomerações e com uso obrigatório de máscara. O decreto que autoriza a retomada foi publicado no Diário Oficial do último dia 10. Além disso, as academias estão autorizadas a funcionar aos domingos, e escolas de idiomas, autoescolas e cursos profissionalizantes podem retomar as atividades presenciais com 50% da capacidade. 

Os bares e restaurantes podem funcionar com o horário estendido até as 2h nas sextas, sábados e véspera de feriado. Anteriormente, o setor estava autorizado a funcionar nestes respectivos dias, mas somente até as 23h, com o distanciamento de 1,5 m. 

Sobre a retomada da música ao vivo, a prefeitura publicou uma série de exigências que devem ser respeitadas:

Pelo decreto, as máscaras só podem ser retiradas pelos músicos e cantores exclusivamente nos momentos de hidratação e canto. Já para a disposição da banda no palco ou espaços reservados, a prefeitura determina que seja obedecida a distância mínima de 2,0 metros do público e 1,5 de distância entre si.   

A prefeitura destacou também a importância da higienização com álcool 70% dos instrumentos e equipamentos que forem compartilhados, com uma atenção especial aos microfones. 

A pista de dança continua proibida, sendo permitido que o público dance apenas no local em que está consumindo, evitando a ocupação dos corredores ou a circulação em outras mesas.

A prefeitura reiterou que fica de responsabilidade do estabelecimento a orientação dos clientes durante a atividade. Já o profissional que testar positivos para Covid-19 ou tiver com sintomas de síndrome gripal deve seguir a orientação de isolamento domiciliar de 14 dias, a contar do início dos sintomas. 

Academias

Em julho, a prefeitura de Niterói, autorizou o retorno das academias. De lá pra cá, alunos e professores começaram a se adaptar as atividades esportivas ao “Novo Normal”. 

Aulas com horários marcados, distanciamento entre alunos e higienização completa dos aparelhos, estão entre alguns protocolos. Agora, com a extensão do horário a expectativa é positiva no setor.

Segundo o Cláudio Maciel Filho, professor e personal trainer em uma academia em Icaraí na Zona Sul de Niterói, a demanda do segmento aumentou após a liberação das aulas presenciais.

“Como as academias abriram obedecendo todas a regras e protocolos, os alunos começaram a sentir seguros. Então eles começaram a retornar em uma proporção ainda maior do que a gente esperava. Além disso, acredito que há um aumento na percepção da importância da atividade física na vida das pessoas para manter uma imunidade alta”, pontuou.

Sobre a liberação das aulas presenciais em escolas de idiomas, cursos profissionalizantes e autoescolas, a prefeitura destaca que os protocolos de segurança devem ser obedecidos. Alunos e professores com uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel e higienização periódica dos ambientes. 

Auto Escolas

De acordo com Yuri Piotr Vieira, um dos proprietários de um auto escola com unidade em Niterói e também em São Gonçalo, a expectativa do retorno é a melhor possível. Ele disse também que o segmento enfrenta problemas para incorporar novos alunos.

“Acredito que as coisas tendem a melhorar gradativamente, mas ainda estamos caminhando a passos curtos. Estamos com um problema que nos impede de exercer em 100% nossa função. O Detran está impossibilitando algumas atividades, como por exemplo a abertura do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach )”, destacou.

Ainda segundo o proprietário, todos as unidades tiveram os espaços físicos adequados para o novo normal.

“Nos preocupamos também na proteção de nossos colaboradores e alunos”, afirmou Yuri.

Protocolos de distanciamento em salas de aula. Foto: Divulgação.
(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *