sábado, 24 de outubro de 2020

Barreiras 24 horas aos finais de semana em Maricá

Bloqueio de Praia Maricá
A medida visa conter o deslocamento e fluxo de pessoas na cidade, em observância às medidas de ordem sanitária. Foto: Ibici Silva – Arquivo

Maricá vai ganhar novas barreiras sanitárias que prometem limitar o acesso de pessoas em determinadas regiões do município todas as sextas, sábados e domingos, no período de 24 horas por dia, a começar neste dia 15. Os trabalhos serão coordenados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública.

A RJ-114 (Maricá x Itaboraí) será um dos locais que receberá o efetivo já nesta sexta (15). A informação foi confirmada pelo prefeito Fabiano Horta (PT) no início da noite desta quarta-feira (13), durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais.

As entradas de Itaipuaçu, Serrinha, Vivendas (primeira entrada após Cala Boca) e Rotatória de Inoã também terão barreiras para conter o fluxo, assim como áreas de Ponta Negra e Barra de Maricá.

“Isso vai funcionar como um instrumento importante para que possamos ter a feitura do bloqueio e diminuição do fluxo da cidade em todo o seu tempo”, contou.

A medida visa conter o deslocamento e fluxo de pessoas na cidade, em observância às medidas de ordem sanitária. “Essas barreiras têm objetivo claro: não permitir a vinda e o fluxo litorâneo nas épocas onde o sol está colocado e o mar muito bonito e agradável. Uma hora é necessária a restrição”, continuou Horta.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Maricá, até esta terça (12) foram registrados 18 óbitos e 142 casos confirmados da Covid-19. Outros 37 pacientes já foram curados da doença, conforme garantiu a pasta.

No último dia 8, já havia sido publicado no Diário Oficial que a cidade poderia ganhar as novas barreiras em dias de feriados ou em datas estabelecidas pelo Poder Executivo.

O descumprimento das ordens pode sujeitar o infrator à aplicação de penas civis e administrativas de acordo com o artigo 268 – infração de medida sanitária preventiva -, que prevê detenção de um mês a um ano de multa; e do artigo 330 – crime de desobediência -, que prevê detenção de 15 dias a seis meses e multa.

Lockdown

Moradores da região temiam a possibilidade do anúncio de um possível lockdown após Fabiano Horta ter anunciado ainda na terça (12) a transmissão ao vivo para falar sobre novas medidas de isolamento social no município. No entanto, a chance foi negada pelo gestor municipal nesta quarta (13).

“O lockdown não está dado na cidade. As nossas redes de saúde, Hospital Che Guevara, Conde Modesto Leal, estão com níveis de lotação seguros hoje. Não é uma necessidade hoje. Quero deixar claro, porque não quero dividir a cidade no jogo do sim ou não. É algo que passa por avaliação profunda, técnica e responsável. Se necessário tomar [a medida], tomaremos”

afirmou Horta, sobre a possibilidade do lockdown em Maricá.

Casos da Covid-19

Itaipuaçu é o bairro que concentra o maior número de óbitos (4) e casos confirmados (45). Logo em seguida, aparece o Centro com 12 casos confirmados e 1 óbito. A região de Santa Paula tem 3 casos confirmados. Enquanto Inoã tem 18 casos confirmados e 2 óbitos em decorrência do vírus.

O bairro de Ponta Grossa tem 4 casos confirmados. Itapeba/Pindobas tem 5 casos confirmados. Caju/Jacaroá também tem 5 casos confirmados. Araçatiba tem 4 casos confirmados e 1 óbito. Caxito/Retiro tem 2 casos confirmados e 1 óbito.

Segundo a Prefeitura de Maricá, o bairro Chácara de Inoã tem 3 casos confirmados e 1 óbito por conta da Covid-19. Já Condado/Marques tem 4 casos confirmados e 1 óbito. Espraiado, Ponta Negra e Guaratiba têm 1 caso confirmado cada. Bambuí tem 1 caso confirmado e 1 óbito.

A área do Boqueirão tem 2 casos confirmados e 2 óbitos. Cordeirinho tem 2 casos confirmados. Flamengo tem 7 casos confirmados e 1 óbito. Mumbuca e Parque Nanci têm 3 casos confirmados cada. São José do Imbassaí tem 14 casos confirmados e 3 óbitos e Ubatiba tem 2 casos confirmados.

Publicado às 18h33.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *