terça, 24 de novembro de 2020

Bloco ‘Não é Não’ em Niterói

Evento objetiva diminuir a violência contra a mulher (Foto: Divulgação/Prefeitura)

A Praça do Rink, no Centro de Niterói, foi palco, nesta quinta-feira (28), do bloco Não é Não. Organizado pela Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) da Prefeitura de Niterói, o evento, que tem como objetivo denunciar a violência contra a mulher, abriu a programação especial em homenagem ao Mês Internacional da Mulher na cidade.  

Em clima de descontração, as mulheres que participaram do bloco mandaram o seu recado. A professora universitária, Paula Land, de 49 anos, foi uma delas.

“Fiz questão de estar aqui hoje para homenagear este evento, que é fundamental na luta para denunciar a violência contra a mulher. Quando a gente diz ‘Não é Não’, estamos fazendo uma menção ao consentimento. Na nossa sociedade parece que a mulher é objeto. Então, é importante a gente conscientizar. Isso tem a ver com respeito. Consentimento é tudo”, afirmou.

O bloco contou com a participação de integrantes do grupo Saias na Folia, que garantiu a animação das foliãs. Teve ainda a distribuição de tatuagens e adesivos com o tema da campanha, além de material informativo dos serviços da Codim.

A coordenadora da Codim, Ana Lúcia Fernandes, lembrou que esta é a primeira edição do bloco em parceria com a campanha contra o assédio desenvolvida em 2017 por Barbara Menchise, Aisha Jacob, Julia Parucker e Nandi Barbosa, que iniciou no Rio e hoje ganha dimensão nacional.

“Niterói é mais uma cidade que passa a integrar esta campanha. A ideia com este evento é dar visibilidade ao direito de toda mulher de se vestir como quiser e ter a liberdade para pular o carnaval sem ser assediada ou importunada”, enfatizou Ana Lúcia, ressaltando que durante todo o ano serão realizados eventos de divulgação em Niterói com base na agenda nacional e internacional e legislação municipal. A programação contará com rodas de conversa, debates, apresentações culturais, intervenções nas ruas e espaços públicos, oficinas, entre outras atividades.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *