quarta, 12 de maio de 2021

Brasil mais triste, morre Paulo Gustavo

Publicada às 22h10. Atualizada às 22h12.

Paulo Gustavo, ator, humorista, rede social
Ator deixa um legado de alegria por todo o Brasil. Foto: Rede Social

O ator e humorista Paulo Gustavo, de 42 anos, morreu às 21h12 desta terça-feira (4), após uma longa batalha contra a Covid-19, segundo informou a assessoria de imprensa do artista. Internado desde o dia 13 de março em um hospital particular, no bairro de Copacabana, Zona Sul do Rio, o humorista não resistiu à batalha contra a doença.

“Em todos os momentos de sua internação, tanto o paciente quanto os seus familiares e amigos próximos tiveram condutas irretocáveis, transmitindo confiança na equipe médica e nos demais profissionais que participaram de seu tratamento. A equipe profissional que participou de seu tratamento está profundamente consternada e solidária ao sofrimento de todos”, diz o comunicado oficial.

Niterói mais triste

A Prefeitura de Niterói, cidade natal do ator Paulo Gustavo, disse – antes mesmo da divulgação da morte, que recebeu a notícia da irreversibilidade do quadro do ator e humorista, vítima da Covid-19, com muita tristeza. Ressaltou que Paulo sempre buscou valorizar a cidade, que ele tanto ama, em seus grandes trabalhos.

“A divulgação que ele fez de Niterói tem um valor inestimável. Diversas vezes se mostrou preocupado e engajado na luta contra o novo coronavírus e no apoio aos mais vulneráveis. Muita força a todos os amigos e familiares e vamos continuar com pensamento positivos”, finaliza.

Quadro

Após uma melhora na tarde de domingo (2), que permitiu Paulo interagir inclusive com o marido, o dermatologista Thales Bretas, o humorista sofreu uma súbita piora no quadro clínico com rebaixamento no nível de consciência e de sinais vitais. Os exames demonstraram ter ocorrido embolia gasosa disseminada, incluindo o sistema nervoso central, em decorrência de uma fístula bronquíolo-venosa.

No dia 22 de março Paulo Gustavo precisou ser intubado, mas devido ao agravamento do quadro clínico, teve que evoluir à terapia por ECMO – Oxigenação por Membrana Extracorpórea. Paulo Gustavo seguia em terapia intensiva.

Um corrente de fé mobilizou o país em apoio ao ator que fez alegria dos brasileiros. Paulo deixa o marido e os dois filhos Gael e Romeu, de 1 ano. O ator entra para lista dos milhares de mortos vitimados pela Covid-19.

Legado de alegria

Nacionalmente conhecido pelo personagem Dona Hermínia, no espetáculo “Minha Mãe é Uma Peça”, o artista nascido em Niterói deixa duas marcas registradas: a alegria e irreverência.

Paulo Gustavo levou milhares de pessoas aos cinemas do Brasil, por vários anos e ao mesmo tempo brilhou em programas humorísticos na TV.

Com mais de 15,5 milhões de seguidores somente na rede social Instagram, Paulo divertiu o público dentro de fora dos palcos.

No início dos anos 2000, o ator participou da peça “O Surto”. Logo depois, deu vida a personagem Dona Hermínia, que falava sobre uma dona de casa e os surtos com a rotina, personagem inspirada na própria mãe. De esquetes, avançou para espetáculos teatrais, até as telonas. As sequências renderam bilheterias históricas e consagraram a personagem.

No canal de TV por assinatura, Multishow, Paulo Gustavo estrelou o programa 220 Volts, Vai Que Cola e A Vila.

De Niterói para o mundo, o ator gravou diferentes filmes, inclusive em Nova Iorque, no Estados Unidos, com a atriz e amiga Monica Martelli.

Seu último trabalho foi a gravação de um especial de Natal para a TV Globo, exibido em dezembro, já dentro da pandemia.

Ele se casou com o dermatologista Thales Bretas em 2015, numa cerimônia para amigos e familiares. Recentemente, teve dois filhos: o Romeu e Gael, ambos de 1 ano. Era a realização de um sonho, que foi possível através do procedimento de barriga de aluguel nos Estados Unidos.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');