domingo, 24 de janeiro de 2021

Brilho do Natal começa a surgir em Niterói

Serão adotados protocolos de segurança para que a visitação aconteça de forma organizada. Foto: Ascom Niterói

A tradicional árvore de São Francisco, montada na Praça do Rádio Amador, na Zona Sul de Niterói, será oficialmente inaugurada nesta semana pela prefeitura.

Esse ano, devido ao contexto da pandemia de Covid-19, serão adotados protocolos de segurança para que a visitação aconteça de forma organizada, com autorização dos 20 visitantes por vez.

As filas serão orientadas para manter o distanciamento social e evitar aglomerações. O acesso à árvore será permitido das 19h30 às 23h30, diariamente, e limitado a 20 pessoas por vez. Ela ficará iluminada até as 3h, todos os dias, voltando a ser acesa ao anoitecer.

Com 50 metros de comprimento, 500 mil microlâmpadas de LED em toda a sua extensão, ela traz como ponteira uma estrela com quatro metros de altura, além de 24 anjos de três metros de altura, 160 meteoros com movimento snow fall, mais 250 estrelas de quatro pontas com tamanhos variados e música pré-programada com as luzes.

Criatividade

Na região de Riodades, no Fonseca, Zona Norte de Niterói, a Rua 14 de Fevereiro já tem sua Árvore de Natal, construída à base de garrafas de cervejas desde o início da semana.

A brincadeira, que começou no ano passado, virou tradição por lá. Fruto de parceria da empreendedora Vitória Cunha, de 20 anos, e outro amigo, ela conta que o atrativo acabou tornando o ambiente uma espécie de ponto turístico.

“É legal para as pessoas virem conhecer. Uns vão dizer que aqui é legal, outros não. Mas eu sou suspeita a dizer que é bom porque eu sou nascida e criada aqui. Foi uma ideia que surgiu no ano passado junto com um amigo”

A empreendedora ainda explica de forma bem humorada como conseguiu reunir tantas garrafas.

“Eu abri um depósito de bebidas e um amigo começou a beber e teve um grande ajuntamento de garrafas aqui. Me falaram que servia para fazer troca e abater o valor da conta de luz, mas buscando informações vi que só estavam aceitando plástico e papelão. Aí tivemos a ideia de montar uma árvore com os vidros. Esse ano está muito mais elaborada”, continuou Vitória.

Maricá

Esse ano, por conta da pandemia, não haverá apresentação de natal. Foto: Alex Oliveira / Arquivo

Em Maricá, a Secretaria de Turismo já começou a montagem do “Natal Iluminado & Consciente 2020”. As decorações serão compostas por iluminações e árvores natalinas.

Segundo a pasta, a finalização das montagens está prevista para o dia 12. Esse ano, devido a pandemia causada pela Covid-19, a cidade não terá apresentações de Natal.

Diversos pontos da cidade irão receber as decorações, entre eles a Orla de Araçatiba, Praça do Barroco (Itaipuaçu), diversos pontos da RJ-106 e Praça de Ponta Negra. A ornamentação permanecerá até o dia 31 de janeiro do próximo ano.

Com Patrícia Vivas

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *