segunda, 25 de janeiro de 2021

Busca Ativa: mais de mil cartões entregues no primeiro dia de atendimento

O atendimento está sendo feito para artesãos, vendedores ambulantes, trabalhadores da economia solidária e catadores. Foto: Ascom Niterói/Luciana Carneiro

O Programa Busca Ativa entregou neste primeiro dia mais de mil cartões foram entregues, informou a prefeitura de Niterói. A entrega dos cartões continua nesta sexta-feira (17). O atendimento está sendo feito para artesãos, vendedores ambulantes, trabalhadores da economia solidária e catadores. Por meio do Busca Ativa, o Município vai conceder auxílio de R$ 500 nos meses de abril, maio e junho.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, enfatizou que o Busca Ativa complementa o programa de Renda Básica Temporária, e visa atender famílias que estão fora do Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal, como artesãos, vendedores ambulantes, catadores de recicláveis e profissionais da economia solidária.

“Essas pessoas estão com suas atividades profissionais interrompidas e precisam de apoio do poder público para cumprir o isolamento social com segurança, tendo garantido o direito às suas necessidades básicas”, afirmou Axel Grael.

O trabalho de distribuição dos cartões acontece de forma organizada, de acordo com a ordem alfabética do nome de cada beneficiário e com horários e locais determinados.

“É muito importante cumprir os horários determinados. A entrega dos cartões só será feita nestes horários e locais específicos. Toda a organização para a distribuição dos cartões foi feita de modo a evitar aglomerações”, afirma Axel Grael.

O catador Jairo de Souza, 45, também cumpriu os horários determinados e retirou seu cartão no Morro do Céu. “Como não estamos podendo trabalhar, esse investimento social vai ser importante para todos. É excelente “, ressaltou.

O edital com o cronograma de fornecimento dos cartões para os demais beneficiários será divulgado nos próximos dias, também com publicação no Diário Oficial.

No site da Secretaria Municipal de Fazenda é possível consultar quem está com o cadastro ativo e, assim, apto a receber o benefício. Caso, esteja apto e não encontre o nome na lista, é preciso entrar em contato com a Secretaria que mantém o cadastro da atividade econômica a qual está inscrito.

Renda Básica Temporária

Nesta sexta-feira (17), a prefeitura informou que irá divulgar como acontecerá a entrega dos cartões pré-pagos do programa Renda Básica Temporária, que será feita de 20 a 24 de abril em nove pontos da cidade. O benefício será concedido a cerca de 35 mil famílias inscritas no CadÚnico. O auxílio será no valor de R$ 500 por mês e será pago em abril, maio e junho.  

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, informou que famílias de alunos da rede municipal de ensino que não estiverem no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal e, portanto, não tiverem direito ao programa Renda Básica, receberão cestas básicas nas unidades de ensino. A identificação desses casos será feita pelas escolas municipais, após cruzamento de dados com o CadÚnico.

“Não vamos deixar ninguém para trás. A Secretaria de Educação fará a identificação dessas famílias”, disse o prefeito.

Publicada às 22h57

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

2 thoughts on “Busca Ativa: mais de mil cartões entregues no primeiro dia de atendimento

  1. Eu gostaria de saber se como quiosqueiro tbm tenho direito a esses 500.00, pois ouvi em uma reportagem no zapp. E importante pra mim que estou só pagando desde que fechei o meu quiosque e não fature 1 vento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *