sexta, 30 de outubro de 2020

Câmara de Niterói questiona aumento na conta de luz

Luz, energia, elétrica, Enel, SG, Ar-codicionado
Consumidores questionam aumento apesar da bandeira tarifaria não prever
alteração de tarifa para janeiro (Foto: Arquivo)

As reclamações sobre o alto valor nas contas de luz já chegaram à Câmara de Vereadores em Niterói. O vereador em exercício, Beto Saad, informou nesta quarta-feira (23) que encaminhou um ofício à Enel, para apurar porque as contas estão chegando acima da média, como relatado por diversos moradores do município.

Sobre o ofício enviado pelo vereador, a Enel informou que “as áreas internas da concessionária prestarão os devidos esclarecimentos”. Em nota ao Plantão Enfoco, no entanto, a distribuidora de energia afirmou que não há qualquer irregularidade no processo de medição e faturamento da companhia. 

A empresa acrescentou ainda que, com as altas temperaturas do verão, há aumento no consumo de energia, devido ao uso mais frequente da geladeira, de aparelhos de ar-condicionado e ventilador.

“Não houve alteração de tarifa no mês de janeiro. Quando o consumo de energia ultrapassa 300 kWh, o ICMS que incide sobre a conta passa de 18% para 31%, e para 32% para consumos superiores a 450 kWh”, informou a Enel em nota.

Os consumidores relatam, no entanto, que não houve um aumento tão grande no consumo de energia e solicitam a revisão da medição. No caso da Ana Paula Jordão, moradora de Niterói, nem a revisão mudou o alto valor cobrado em janeiro.

“A minha conta sempre vem alta, mas em dezembro paguei R$ 344, enquanto a conta de janeiro veio R$ 522. Solicitei a revisão, mas eles alegaram que estava tudo normal e que era consumo mesmo. Não tenho condições de arcar com isso”, afirmou.

O Procon-RJ afirmou que é importante para o consumidor estar mais atento a bandeira vigente no mês e a quantidade de kilowatts que consome do que o valor que paga. No site das concessionárias de energia, uma tabela para esclarecer ao consumidor o quanto se paga por kilowatt consumido.

No caso do cliente questionar a quantidade de energia que a concessionária afirma que ele está consumindo, ele deve procurar a empresa para buscar esclarecimentos. Caso não consiga ou o esclarecimento oferecido não seja satisfatório, ele pode procurar os órgãos de defesa do consumidor.

CDL na justiça contra a Enel

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói, Luiz Vieira, afirmou que a instituição tem uma ação em curso na Justiça contra a Enel por causa do reajuste autorizado no ano passado e já praticado pela concessionária, além das bandeiras autorizadas pela Aneel.

“Na ação, nós contestamos o reajuste de quase 20% no valor da conta, em que eles estavam alegando que investiram no material operacional, mas nós percebemos que não, porque constantemente recebo reclamações de lojistas com problemas técnicos. Diariamente enfrentamos problemas com a Enel, que nos fazem questionar esse investimento”, afirmou.

Ainda segundo Luiz, o processo segue na justiça, pendente de julgamento.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

10 thoughts on “Câmara de Niterói questiona aumento na conta de luz

  1. E chamo Renata Oliveira, moro sozinha…trabalho todos os dias de 9:00 as 19:00. Meu apartamento fica fechado o dia todo e todos os dias delsigo tudo antes de sair…até o telefone fixo. Minha conta pulou de R$ 136,00 para R$ 350,00 . Reclamei e a distribuidora Enel me disse que é normal porque é o mesmo que gastei em janeiro do ano de 2018. Obs: em 2018 eu não morava sozinha, dividia o apartamento com mais duas pessoas e ninguém estava trabalhando! Ficávamos em casa o dia todo! Como assim tenho que pagar o mesmo valor no período de todos os anos? Que justificativa é essa? A vida muda ..o consumo também muda! #foraenel

  2. O problema da conta alta são dos cabos de alta tensão que eles trocaram a uns 3 anos mais omenos e colocaram um
    de baixa qualidade que faz a energia aumentarno calor, quem falou isso pra mim foi o próprio funcionário da Concessionária na época que estava fazendo a mudança.
    Ele estava indignado.

  3. Boa noite! A Enel fala que com o calor tem mais uso de geladeira. Ar condicionado e ventilador.. então me explica como minha conta de 320 passou para 600 sem usar o ar…fiquei sem máquina de lavar 1 mês e aqui estamos todos tomando banho com o chuveiro desligado sendo que com o calor a água fica quente por causa do sol que bate na caixa.

  4. A câmara de São Gonçalo também deveria se manifestar à favor do povo goncalence, pois também estamos sendo vítimas da Enel.

  5. No meu caso, já solicitei explicação para consumos diários de 690, 520, 370, 144 kWh/24 h quando meu consumo diário no verão é de 6 kWh/24 h. Já vieram varias vezes fazer revisão, trocar display, dizer que não há problemas, que não há fuga de energia, etc. Faço acompanhamento fotográfico diário do display e do meu consumo todos os meses e mesmo com todas as reclamações continuam promovendo avanços diários em meu consumo. Isto deve ser para cumprir a meta da rua, como minha casa foi ocupada há quase cinco anos, foi a premiada. Também já ouvi de funcionária que estava de acordo combo consumo daquele mês no ano anterior. Não entendi a resposta pois que eu saiba pagamos pelo consumo e não pela média!

  6. Minha conta de luz também veio alta. De 180 pra 355 reais. No mês de janeiro do ano passado a minha conta veio 160 reais. Coloquei no reclame aqui. Estou indignada também. Está nítido o problema e eles se fingindo de sonsos.

  7. Fiquei fora 15 dias,deixei tudo desligado,quando veio a conta triplicou,pedem para que denunciem os roubo de energia.Estou denunciando roubo na conta de energia.Alguem precisa tomar providência. Estamos sendo roubados.

  8. Minha conta veio além do que gastamos, não fico em casa O dia inteiro só chego a noite depois das 21:00, esse aumento e abusivo.

  9. Moro sozinha a um ano minha conta esse mes pulou de 75,00 para 502,58 ,e a atendente disse q foi reajuste dos outros meses q es estava pagando só o minimo. como se a culpa fosse culpa minha !!! E o meu relÓgio fica no muro ,sem empecilhos de fazer a leitura durante esse tempo td.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *