quinta, 29 de outubro de 2020

Caminhada pelo autismo na orla de Icaraí

A Prefeitura de Niterói, através da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia realizou na manhã deste domingo (7), a Caminhada Mais Azul, dando continuidade a programação pelo Dia Mundial de conscientização do autismo, na orla de Icaraí, Zona Sul do município. O evento contou com aproximadamente 300 pessoas que defendem a conscientização do autismo e pedem um mundo sem preconceito.

“A gente entendeu que estava na hora de Niterói assumir essa responsabilidade e pensar na campanha do autismo, era um pedido inclusive dos pais de crianças autistas para que reforçasse essa causa, com certeza é o primeiro ano de muitos”, relatou Adriana Neves, uma das organizadoras do evento.

Paula Lima, mãe do pequeno Pedro, de 3 anos, contou que somente quem vive sabe a importância desse tipo de evento. “Nós precisamos nos unir, mostrar a força e lutar pela igualdade”, disse.

No dia 25 de abril haverá uma sessão solene na Câmara Municipal de Niterói, às 9 horas, e no dia 27 de abril acontece uma visita guiada no Museu de Arte Contemporânea, das 14hrs às 19 hrs.

A ONU (Organização das Nações Unidas) definiu o tema central do Dia Mundial de Conscientização do Autismo: “Tecnologias assistivas, participação ativa”. O texto de lançamento da ONU argumenta que “para muitas pessoas no espectro do autismo, o acesso a tecnologias assistenciais a preços acessíveis é um pré-requisito para poder exercer seus direitos humanos básicos e participar plenamente da vida de suas comunidades e, assim, contribuir para a realização dos objetivos de desenvolvimento sustentável. A tecnologia assistiva pode reduzir ou eliminar as barreiras à sua participação em igualdade com as demais”.

O tema diz respeito ao uso dessas ferramentas tecnológicas para auxiliar o dia a dia, mas também para que possam proporcionar voz aos autistas — às vezes, até mesmo literalmente, como para pessoas não verbais, que dependem de equipamentos para se comunicarem e, consequentemente, possam participar de forma mais efetiva da sociedade.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *