sábado, 31 de outubro de 2020

Campanha contra o assédio nos blocos do Rio continua neste fim de semana

Serão distribuídas ventarolas e camisinhas aos foliões. Foto: Divulgação

A Quarta-Feira de Cinzas já passou, mas o Carnaval do Rio prossegue ainda neste fim de semana e o Governo do Estado do Rio de Janeiro segue com a campanha #NãoÉNão, de combate ao assédio e a violência contra a mulher. Equipes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos continuarão a distribuir ventarolas e adesivos da ação no Desfile das Campeãs na Marquês de Sapucaí e nos dois megablocos que circularão no sábado (29) e no domingo (1º): O Bloco das Poderosas, da cantora Anitta, e o Monobloco.

Também neste fim de semana, além de apoiar a Subsecretaria de Políticas para Mulheres na campanha #nãoénão, a Subsecretaria de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos, por meio do programa Rio Sem Homofobia, volta a realizar a ação ‘Folia sem LGBTIfobia’. Serão distribuídas ventarolas e camisinhas aos foliões nos megablocos que desfilarão no Centro do Rio e também em  uma tenda na Central do Brasil que funcionou também entre sábado e segunda-feira. 

Mais sobre o #NãoéNão

O material da campanha traz mensagens orientando a população em geral – e não somente as mulheres – a denunciarem casos de agressão pelo telefone 190 ou pelo aplicativo Linha Direta com a Patrulha Maria da Penha, em caso de emergência. Denúncias de assédio também podem ser feitas ao Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher), que é federal.

A secretaria colocou também à disposição no Carnaval seu novo Disque Cidadania e Direitos Humanos (0800 0234567), que funciona 24 horas por dia. Lançado dia 20, o serviço recebe denúncias sobre assédio, agressão, LBTBIfobia, intolerância religiosa, racismo e demais violações. 

Além da secretaria, participam da campanha equipes da Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e do projeto Empoderadas, da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude. 

Sucesso nas ruas e na Sapucaí 

A campanha #NãoÉNão do Governo do Estado atuou nas ruas nos Blocos das Carmelitas (21). Cordão da Bola Preta (22), Cordão do Boi Tatá (23) e Orquestra Voadora (24), além do desfile do Grupo Especial das Escolas de Samba na Marquês de Sapucaí no domingo e na segunda de Carnaval. 

Mais sobre a campanha

Ao todo, foram criados 160 mil adesivos e ventarolas da campanha #nãoénão para distribuição em diversas regiões do estado. Batalhões da PM também realizam ações operacionais nos grandes blocos de rua de outras cidades. 

As equipes orientam as mulheres que sofrem agressões a buscar apoio em uma das 14 Delegacias de Atendimento à Mulher (Deams), da Polícia Civil. O Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Ciam Márcia Lyra), no Centro do Rio, também funcionou em regime especial para acolher as mulheres em situação de violência, com apoio psicológico, social e jurídico.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *