quarta, 25 de novembro de 2020

Campanha de vacinação antirrábica tem sistema de drive-thru em Niterói

Campanha segue até o fim do mês na cidade. Foto: Cícero Borges

A manhã deste sábado, (3), foi de imunização para cães e gatos de Niterói. A campanha de vacinação antirrábica acontece em diversas regiões da cidade, com esquema especial de drive-thru no caminho do Teatro Popular de Niterói, localizado atrás do Terminal João Goulart, no Centro.

Para este ano, a prefeitura divididiu o calendário em quatro sábados, e hoje, além do sistema de drive-thru, no Centro, a região de pendotiba também recebeu os animais para imunização das 8h às 14h. A campanha segue até o fim deste mês.

No Centro, os agentes do Centro de Controle de Zoonoses da prefeitura de Niterói, além de residentes da UFF do curso de medicina veterinária, estiveram à frente dos trabalhos. No total, mais de 20 profissionais de saúde participarão até o final da campanha.

A atendente de farmácia, Letícia Costa Ramos, 40, moradora do Fonseca, resolveu levar de carro seus quatro cachorros para vacinação no Centro. Ela aproveitou a folga no trabalho para colocar em dia a saúde dos animais.

“Eu vi que vai acontecer todos os sábados e então resolvi vir hoje, já que estou de folga no trabalho. Deixei a outra cadela em casa porque ela não se dá com ou outros, mas vou voltar pra vaciná-la também”, contou Letícia, em meio aos latidos inquietos de seus cães. Ela ainda precisou da ajuda da mãe para ajudar a conter os animais na hora da injeção.

Já Márcia Nunes, 52, mora em São Francisco e é protetora de animais. Ela não conseguiu ajuda e acabou trazendo, sozinha, seus cinco cachorros para vacinar.

“Resolvi vir aqui pra facilitar porque enquanto eu deixo uns no carro, já pego outros e consigo vacinar todos eles. Ainda tenho mais em casa, não deu pra trazê-los de uma vez”, relatou Márcia.

Uma das profissionais envolvidas no trabalho, a residente em veterinária, Luana de Souza Ribeiro, 25, participa pela primeira vez do esquema de vacinação por drive-thru. Usando capote e luvas de proteção, além de máscaras e protetores faciais, a profissional aprovou a iniciativa.

“Dessa maneira é legal por deixar os animais menos estressados e longe uns dos outros na hora de tomar a vacina, evitando o contato e a transmissãode possíveis doenças”, contou.

Até o fim da manhã deste sábado mais de 90 cachorros e 30 gatos já tinham recebido a vacina que segue durante o mês de outubro, e atende, nos próximos sábados,as regiões da Zona Norte (10); praias (24) e Região Oceânica (31). Além do sistema de drive-thru, a vacinação também ocorre no Centro de Controle de Zoonoses, na Ponta D`areia, das 8h às 14h.

Alguns moradores de Pendotiba relataram nas redes sociais problemas de reabastecimento das doses no posto da região. Segundo eles, a demora na reposição causou aglomerações e deixou os animais estressados. A prefeitura de Niterói foi procurada, mas até o fechamento da matéria não atendeu às nossas solicitações sobre o ocorrido.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *