quarta, 27 de janeiro de 2021

Campo de Santana e mais 37 parques são reabertos no Rio

Repaginado, Campo de Santana, no Centro, foi reaberto pelo prefeito Eduardo Paes nesta sexta-feira (8). Foto: Marcelo Tavares.

A prefeitura do Rio decidiu reabrir ao público parques e áreas de lazer fechados durante o período mais severo da pandemia. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou, na manhã desta sexta-feira (08) da reabertura do Campo de Santana, no Centro. O espaço teve seu horário ampliado e passa a funcionar das 6h às 17h, assim como os outros 37 parques da cidade.

Fechado por dez meses, o local foi entregue novamente à população, depois da realização de uma força-tarefa composta por diferentes secretarias e órgãos, coordenada pela Fundação Parques e Jardins (FPJ).  Logo na chegada, o prefeito plantou uma muda de Ficus microcarpa, árvore popularmente conhecida como figueira.

“Estamos devolvendo esse espaço importante da cidade, uma área de lazer histórica, que está há quase um ano fechada e que tem que ser aberta à população, especialmente nestes tempos de pandemia, em que as pessoas têm dificuldades de utilizar os espaços públicos. É importante que as pessoas tenham um espaço para fazer suas atividades físicas, e agora, aqui, a gente atende à população do Centro”, disse Paes, ao lado do subprefeito do Centro, Leonardo Pavão, e do secretário de Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere.

O prefeito ressaltou que a reabertura do Campo de Santana só foi possível devido ao esforço de uma série de órgãos municipais. E destacou que uma gestão eficiente permitiu o parque funcionar novamente.

“Não teve nenhum investimento excepcional aqui. É a própria estrutura da Prefeitura já existente, mesmo em um momento de dificuldades fiscais, operando focada nas prioridades da cidade. Foi uma parceria da Comlurb, Fundação Parques e Jardins, Conservação, SEOP, um conjunto de órgãos trabalhando para devolver este espaço público de qualidade para a população”, salientou Paes.

O local passou por uma operação de limpeza, com 47 garis, ganhou nova iluminação e reforço da equipe de segurança da Guarda Municipal.  Localizado na Praça da República, o Campo de Santana possui 155.000 m² e é considerado uma das maiores áreas verdes do Centro da cidade.

“É uma enorme alegria reabrirmos o Campo de Santana, um espaço que sintetiza o que queremos fortalecer: uma cidade conectada com suas áreas verdes, com a natureza. Parques urbanos e naturais são locais abertos e, com os cuidados necessários, representam mais qualidade de vida aos cariocas” afirmou o secretário Eduardo Cavaliere.

No Campo de Santana, equipes da Parques e Jardins, das secretarias de Meio Ambiente (Smac), Ordem Pública (Seop) e Conservação (Seconserva), da Subprefeitura do Centro, da Comlurb, da Rioluz e da Guarda Municipal trabalharam em conjunto para entregar o parque limpo, organizado e em boas condições de uso.

Novo horário

Além do Campo de Santana, a secretaria municipal de Meio Ambiente publicou resolução no Diário Oficial com a ampliação do horário de 38 parques na cidade, que passarão a abrir duas horas mais cedo, às 6h, com fechamento às 17h.

A resolução estabelece ainda novos parâmetros para o uso de parques em função da pandemia. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a ideia é evitar aglomerações e incentivar atividades ao ar livre com todos os cuidados necessários. Será aferida a temperatura de visitantes em locais fechados, e não será permitida a entrada de quem estiver com temperatura acima de 37,8 graus. Estão autorizados piqueniques com até seis pessoas que morem no mesmo domicílio, respeitando o distanciamento de dois metros entre os grupos.

Também estiveram presentes na cerimônia no Campo de Santana o secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), Thiago Pampolha, e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Philipe Campelo.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *