segunda, 01 de março de 2021

Canal da Barra de Maricá com previsão de abertura para domingo

Essa é a terceira vez que a ligação é aberta. Foto: Ascom Maricá/Anselmo Mourão

Uma semana depois do início dos trabalhos, a abertura do canal da Barra de Maricá está mais perto de ser concluída: com a retirada de areia do fundo e das laterais próximas à ponte, o espelho d’água da lagoa já se aproxima do ponto de ligação com o mar.

De acordo com a autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), a previsão é que o contato entre ambos os lados ocorra até este domingo (28), mas isso ainda depende das condições das marés na hora da abertura. Dez máquinas retroescavadeiras e duas pás mecânicas atuam na remoção da areia para aumentar a profundidade do leito.

O objetivo da abertura do canal é renovar as águas do sistema lagunar de Maricá e oferecer a oxigenação necessária à sobrevivência das espécies que ali habitam. A Secretaria de Cidade Sustentável de Maricá lembrou, no entanto, que se trata de uma ação emergencial, com caráter preventivo.

“Precisamos de um estudo e de projetos mais elaborados sobre uma abertura periódica ou permanente da ligação com o mar. Quando os tivermos, vamos enviá-los para aprovação do órgão competente”, explicou o secretário Hélter Ferreira, referindo-se ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Desde 2019, esta é a terceira vez que a ligação do mar com o sistema lagunar de Maricá é aberta também para melhorar sua oxigenação, sempre entre os meses de fevereiro e março. No último dia 15, o oxigênio reduzido em parte das lagoas causou a mortandade de peixes próximo à orla de Jacaroá, de onde foram recolhidas cerca de três toneladas de peixes mortos.

Em outras duas ocasiõe, o canal foi aberto por causa de enchentes na cidade. A primeira em 2010, depois da forte chuva que atingiu toda a região metropolitana do Rio; depois, uma nova abertura foi feita em 2016 após outra enxurrada cair sobre Maricá e causar inundações em diferentes pontos da cidade.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *