segunda, 19 de outubro de 2020

Candidatos se revoltam contra o Detran em dia de prova em Niterói

Cerca de 160 candidatos aguardavam vez para colocar as digitais após o cancelamento das provas. Foto: via Grupo Plantão Enfoco

Candidatos que iriam realizar a prova prática para carteira de habilitação da categoria A (motocicleta) relataram que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) cancelou os exames na Rua Presidente Castelo Branco, no Centro de Niterói, na manhã desta quinta-feira (12). A decisão teria prejudicado ao menos 160 candidatos, segundo a denúncia.

Os participantes afirmam que os avaliadores da banca optaram por suspender as provas, uma vez que o órgão não teria enviado equipamentos básicos para a equipe trabalhar no local, como banheiros químicos e água mineral.

Ainda de acordo com as denúncias, as provas estavam marcadas para iniciar às 7h20. No entanto, os funcionários teriam chegado ao local com mais de uma hora de atraso, e após constatarem as falhas na estrutura, alegaram que as provas seriam aplicadas apenas para os candidatos que estivessem com o Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) para vencer nos próximos dias.

A empresária Dominicke Carino, de 24 anos, disse que já acumula prejuízos com a diária no trabalho após o cancelamento de última hora. “Por mais que eu tenha o meu próprio negócio, trabalho com agendamento, então para vir aqui deixei de ter cliente. Mas existem casos muito piores”, relata.

Ela relata que faz parte do grupo com cerca de nove candidatos que estão com o Renach prestes a vencer. Carino também afirma que chegou ao local às 5h e pagou R$ 100 para fazer um simulado com o objetivo de se sentir mais confiante na avaliação oficial.

“Todo mundo que está com o Renach para vencer está em um canto separado para os funcionários analisarem o que vão fazer. Mas tem muita gente aqui falando que vai ficar no meio da pista para impedir que esses poucos participem. O meu Renach, por exemplo, vence no próximo dia 28 e com certeza eu serei lesionada de alguma forma. Os funcionários também atrasaram, porque era para começar 7h20 e eles só chegaram às 9h”, relata.

Outro candidato, que prefere não se identificar, disse que agora precisa aguardar a liberação da auto-escola para remarcar um novo exame.

“Eles disseram que teremos que bater a digital para ver a validade do Duda e provar que viemos aqui. Depois disso, teremos que remarcar uma outra prova quando a escola puder. Só que são muitas pessoas prejudicadas. Eu, por exemplo, deixei de bater o ponto no trabalho, fora o combustível do carro que gastei para vir até aqui e acontecer isso”, lamenta um candidato de 19 anos.

Procurado, o Detran ainda não se pronunciou sobre o caso.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

19 thoughts on “Candidatos se revoltam contra o Detran em dia de prova em Niterói

  1. Vergonhoso a situação do detran/RJ neste momento. Pagamos um valor alto de DUDA para não termos nem banheiro pra uso e ainda nos deixam amontoados na via pública vulneráveis aos intempéries naturais por mais de 4hs.

  2. 1) A prova inicia 8h.
    2) Os examinadores chegam entre 7h30 e 7h50 para iniciar os preparativos.
    3) A auto escola que solicita chegarem tão cedo como 5h justamente para poder aplicar simulado e ganherem os 100 reais.

  3. Vergonhoso a situação do Detran/RJ neste momento. Pagamos um valor alto de DUDA para não termos banheiro pra uso e ainda nos deixam amontoado na via pública vulneráveis aos intempéries naturais por mais de 4hs.

  4. vergonha esses funcionários de concurso de Detran fazem oque querem e nada acontece ganham diária pra trabalhar e não querem comprar uma garrafinha de água brincadeira tá na hora de colocar pulso forte nesse Detran

  5. Tem candidato e examinador de trânsito correndo risco de ser preso por estar urinando na rua. Todo esse constrangimento causado pela falta do banheiro químico que o DETRAN/RJ esta deixando de enviar para as áreas de exames prático.

  6. Estava no local e não houve atraso dos Servidores, simplesmente estavam esquina ao lado da pista. As reivindicações estão pertinentes, pois não havia banheiro químico, mesa, barraca e cadeira. Falta estrutura para q possam trabalhar!!!

  7. Os funcionários do Detran já estavam na área de exame antes das 8h, mas estavam aguardando a chegada dos banheiros, barraca, mesas e cadeiras para que o exame de direção ocorressem com a devida organização. Porém como não ocorreu, a suspensão foi necessária para que o transtorno não fosse ainda maior, tanto para os funcionários, quanto para os candidatos…

  8. Se comprar água e beber, ñ pode ir ao banheiro pq ñ tem.
    Será que segurar xixi das 6 às 12hs dá infeção urinária?

  9. Sendo o Detran RJ um dos órgãos que mais arrecada no Estado, deveria dar condições mínimas de trabalho, segurança e transporte aos seus servidores no desempenho de suas funções.

  10. O Detran não tem fornecido água, barraca, mesas, cadeiras e balizas, obrigando os servidores a improvisarem ou pedirem emprestado nos estabelecimentos próximos.
    Além disso, há falta de transporte pra chegar nas áreas de exame, e quando tem estão velhos, sujos e com os servidores tendo que pagar os pedágios do próprio bolso.
    A situação se estende aos setores administrativos, que estão sem limpeza e materiais básicos de trabalho e higiene!
    Tudo isso com salário e gratificações congelados há anos!

  11. Os funcionários estão de parabéns, enfim agiram em prol da sociedade. O Detran ganha rios de dinheiro e esses funcionários são tão vítimas quanto as pessoas que foram fazer as provas. Sem banheiro, água e mesa para escrever. Auto-escola emprestando baliza e tendo que pintar área de prova. Cadê o dinheiro!!!!
    Parabéns aos funcionários que por vergonha disseram NÃO.

  12. Candidato de 19 anos gastou combustível pra ir fazer a prova? Como assim? Ele foi dirigindo sem estar habilitado?

  13. Esse Gustavo, do comentário acima, é um infeliz e não sabe o que fala. Esse tipo de comentário que faz jogar a população contra os servidores públicos, os colocando como vilões quando não são. Como Servidor concursado do Detran Faço questão de esclarecer. Essa diária citada por ele está defasada há 10 anos. Não temos o mínimo de condição de trabalho. Não temos transporte suficiente para abastecer todas as áreas de exame. Estamos sem estrutura adequada (tendas, mesas, cadeiras, água e banheiro químicos). Ainda assim continuamos fazendo nosso trabalho. Merecemos Respeito!

  14. Vergonha Nacional Detran RJ que não oferece infraestrutura nenhuma pros funcionários trabalharem e candidatos que pagam caro! Até quando?

  15. O exame começa às 8h, toda equipe do Detran chegou antes das 8h, devido à falta de estrutura mínima para o exame foi feita uma votação e a maioria escolheu propor o cancelamento da banca, o diretor de habilitação solicitou retirar os candidatos e fazer o exame dos candidatos com processo vencendo mas como alguns estavam muito exaltados foram todos retirados e foi necessário o apoio da PM para manter a ordem. Isso tudo foi feito para que se tenha o mínimo de condições dignas de trabalho e ter como oferecer para população um serviço de melhor qualidade.

  16. Como contribuinte, acho um absurdo, ter que pagar por um serviço e não ter o básico, que é um tenda e um banheiro químico, tendo que ficar por horas embaixo do sol.
    Imagino o sofrimento desses servidores, Vi o quanto que esses eles sofrem, embaixo do sol, sem água, eles tem quem comprar a água deles. Eu mesma não aguentaria passar por isso!
    Bato palmas, para esses guerreiros, e apoio a luta deles por um minino de dignidade!!!
    É uma vergonha um órgão como o Detran, um dos órgãos que mais arrecada no estado, não oferecer condições dignas de trabalho a essas pessoas!!!
    Estão de parabéns os funcionários do órgão ???

  17. Parabéns aos servidores que pararam. Estão lutando pelo mínimo. Por condições básicas. Por dignidade. Ganham muito mal. O palhaço que falou em diária, deve desconhecer que não chega ao valor de uma faxina. Ao invés de tentar jogar a população contra os servidores, que tal ter um pouco de empatia? Temos que nos unir contra o sistema, contra a exploração. O Brasil nunca será grande porque o brasileiro e medíocre, mesquinho e egocêntrico.

  18. Fe tenho certeza que quem reclamou e fez a prova, não passou como retaliação.

  19. Srs. Funcionários do detran cuja corporação veio se manifestar aqui.
    Vocês são covardes. Transferiram o prejuízo para todos nós que lutamos para estar no local de prova, para controlar o emocional e arcar com os custos. O anúncio só ocorreu uma hora após o horário marcado. Ficamos todos aguardando como palhaços até que anunciassem.
    Se as condições de trabalho são ruins, declarem uma greve que assim, com antecedência, não haverá nem marcação de exame. Pelo menos o constrangimento e o prejuízo não ocorreriam.
    Lembrando que isso é a ponta do iceberg, é uma categoria completamente desmoralizada, que aplica uma prova sem sentido e contra a qual há INÚMEROS relatos de solicitação de suborno para a aprovação. Tenham paciência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *