quarta, 20 de janeiro de 2021

Capela de Santa Bárbara em Niterói celebra centenário

Capela de Santa Bárbara celebra centenário. Foto: Pedro Conforte

A capela de Santa Bárbara, que faz parte da Paróquia Nossa Senhora de Nazareth, na RJ-104, na altura do bairro que leva o mesmo nome da santa, em Niterói, comemora o primeiro centenário, nesta sexta-feira (4), com missas, almoço e carreata.

De acordo com o Padre José Goretti, que assumiu a frente da Paróquia Nossa Senhora de Nazareth há sete anos, a programação precisou ser adaptada para evitar aglomerações.

“A capela que estamos usando para celebrar o centenário tem 90 lugares e estamos seguindo todos os protocolos que a Secretaria de Saúde mandou: distanciamento de 1,5 metro; uso do termômetro antes de permitir a entrada no templo e disponibilidade de álcool em gel. Desde a semana santa também estamos transmitindo as missas pelas redes sociais”, contou o padre.

O padre também contou que a capela que celebra 100 anos nesta sexta não é a mesma em que estão sendo realizadas as missas, devido ao pequeno tamanho e as restrições por conta da Covid-19. Por este motivo, os fiéis foram encaminhados para a capela nova, que fica em frente à antiga e ainda passa por obras.

Moradora de Santa Bárbara há 21 anos, a fiel Vanderléa Carvalho, 54 anos, contou que é devota desde que conheceu a história da santa.

“Nunca pedi nada, só agradeço. São muitas bênçãos”, disse.

Já a moradora do Colubandê, em São Gonçalo, Cleuza Marins, 45 anos, afirmou que é devota desde criança.

Fiéis rezaram na capela antiga. Foto: Pedro Conforte

“Todo ano, dia 4 de dezembro, estou aqui. Santa Bárbara me atende todos os dias. Minha avó disse que nasci em meio a um temporal. Ela conta que pediu para eu nascer bem e estou aqui”, contou.

Na parte da manhã, a capela contou com a alvorada às 6h e duas missas: uma às 7h30, com o padre Goretti; e uma às 10h30, com o Dom Luiz. Já no período da tarde, as comemorações terão terço da misericórdia, às 15h; duas missas com padre Goretti, às 16h e 19h; e uma carreata, às 18h30.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *