sexta, 23 de outubro de 2020

Carioca pode dar entrada em recurso de multas pela internet

Recursos de multas de trânsito no município do Rio podem ser feitos pelo Carioca Digital. Foto: Arquivo/Plantão Enfoco

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, oferece, a partir desta segunda-feira (11), recursos de multas de trânsito pelo Carioca Digital.

A ferramenta online foi disponibilizada por conta da suspensão do funcionamento dos postos de atendimento da SMTR, a fim de evitar aglomerações. A medida integra as ações para reforçar o isolamento social e combater a pandemia do coronavírus na cidade.

Os postos do Leblon, Engenho Novo, Ilha do Governador, Riachuelo, Irajá, Praça Seca, Bangu, Campo Grande e Botafogo permanecerão fechados enquanto perdurar o estado de calamidade na cidade, assim como os demais pontos onde há setor de Protocolo da secretaria.

Há duas maneiras de realizar a transferência de Real Infrator. Uma delas é solicitar que os pontos referentes a uma infração sejam transferidos para o usuário que está conectado no Carioca Digital, ou seja, assumir os pontos de determinada infração. Nesse caso, o cidadão deverá informar o número da infração no campo indicado abaixo, na parte inferior esquerda da tela. No próximo passo, informar os dados solicitados e anexar os documentos pedidos.

A outra é que o proprietário do veículo, conectado no Carioca Digital, pode indicar o Real Infrator de uma infração. Nesse caso, ele deverá clicar na placa à esquerda da tela e consultar a infração à direita de tela. Abaixo de cada infração que estiver no prazo para abertura de recurso, aparecerá o botão “indicar real infrator”. O cidadão deverá clicar nesse botão e, no passo seguinte, preencher as informações solicitadas.

O condutor indicado receberá por e-mail um convite solicitando que entre no Carioca Digital e aceite a indicação realizada. Após o aceite, o procedimento estará realizado e a solicitação, aberta. O cidadão deverá aguardar a efetivação da troca de Real Infrator que será encaminhada via sistema ao Detran.

Recurso para defesa prévia

O proprietário do veículo, conectado no Carioca Digital, pode solicitar a abertura de recurso para Defesa Prévia de Infrações, desde que esteja dentro do prazo. Nesse caso, ele deverá clicar na placa à esquerda da tela e consultar a infração à direita de tela. Abaixo de cada infração que estiver no prazo para abertura de recurso, aparecerá o botão “defesa prévia”. O cidadão deverá clicar nesse botão e, no passo seguinte, preencher as informações solicitadas. A solicitação será registrada e o cidadão poderá, posteriormente, consultar a infração para verificar o resultado.

O cidadão também tem a opção de enviar a defesa prévia e apresentar o real infrator através dos Correios. Nesse caso, o envio só poderá ser feito para a unidade de Botafogo: Rua Dona Mariana, 48 (CEP: 22280-020). Os procedimentos referentes à pessoa jurídica só poderão ser enviados pelos Correios, também para o posto de Botafogo.

Publicada às 17h56

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *