Cidades

Carnaval: Guarda Municipal será reforçada em Maricá

Imagem ilustrativa da imagem Carnaval: Guarda Municipal será reforçada em Maricá
|  Foto: Foto: Elsson Campos
Todos os quatro distritos da cidade contarão com segurança. Foto: Plantão Enfoco

Mais de 70 homens da Guarda Municipal atuarão durante o carnaval de Maricá. Para dar conta do número de foliões, a Guarda estará nos quatro distritos da cidade.  O Programa de Integração na Segurança (Proeis) não atuará durante os dias de folia.

Serão 77 guardas nas áreas dos dez palcos de Itaipuaçu à Ponta Negra, além da área dos dois trios elétricos e no Carnaval da Família.

A ideia é proporcionar segurança aos foliões e aos munícipes garantiu o secretário Municipal de Ordem Pública e Gabinete Institucional, tenente-coronel Júlio César Veras.

“Além da segurança nos locais de palcos, atuaremos em bairros com blocos tradicionais e que atraem grande público como Itaipuaçu e Centro. O efetivo contará com reforço de agentes, distribuídos em pontos estratégicos com patrulhamento e vigilância a pé nos locais em que estarão os blocos”, explicou o secretário.

A Guarda Municipal vai atuar junto com outros órgãos da gestão municipal e Estadual nas festividades.

De acordo com Veras o objetivo dessa equipe multidisciplinar é a realização de um carnaval com segurança, legal judicialmente e com muita diversão.

Conscientização

Dicas de segurança para curtir a folia serão distribuídas na cidade, como:  identificação dos pontos de segurança, cordialidade e solidariedade no trânsito, utilização do transporte público, identificação de crianças, respeito ao direito das mulheres "Não é não!”, não aceitar bebidas de estranhos, certificar se a embalagem da bebida comprada estão realmente lacrada, evitar circular com celulares e carteiras nos bolsos traseiros.

Os blocos de carnaval ainda passam por analise para cumprimento de exigências para que possam realizar os desfiles. A lista oficial dos blocos será divulgada na próxima sexta-feira (21), assim como o esquema de segurança da Polícia Militar.

< Alerta para prevenir desaparecimentos durante a folia no Rio Nova diretoria do Flamengo pode ser indiciada criminalmente <