quarta, 25 de novembro de 2020

Carreata abre ações do Outubro Rosa em São Gonçalo

Irmãs lutam juntas para vencer o câncer. Foto: Divulgação

Uma carreata abriu as ações do Outubro Rosa em São Gonçalo, na manhã deste sábado (3). Cerca de 50 carros participaram da ação, que tem como objetivo chamar a atenção do maior número de pessoas para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A carreata saiu às 10h30 da praça do Vila Três, em direção ao Centro Municipal de Tradições Nordestinas, em Neves, e passa pelas principais vias da cidade.

Valesca França, de 43 anos, descobriu o câncer de mama em janeiro de 2019 no Espaço Rosa, e realizou a mamografia e ultrassom da mama. Fez sete sessões de quimioterapia em Rio Bonito e realizou sua última sessão de radioterapia na última segunda-feira (28), totalizando 25 sessões. Agora, ela aguarda o laudo para levar ao médico.

“Fiquei carequinha, não usei peruca. Tive apoio da família, do grupo Unidas Pela Vida e da minha irmã, que também passou pelo mesmo processo”, disse.

Antes dela, sua irmã Tatiana França, de 42 anos, tinha sido diagnosticada com o câncer de mama em setembro de 2017, curada desde 2019, pouco antes da irmã também ser diagnosticada.

“Me apoiei em Deus para passar pelo processo”, declara.

Com o objetivo de ampliar o acesso dos exames de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, durante todo mês a população poderá realizar marcação de exames de mamografia e preventivo em cinco endereços, entre shoppings e unidades de saúde.

Somente em 2019, mais de 8 mil mamografias foram agendadas no mutirão realizado pela Prefeitura de São Gonçalo durante o Outubro Rosa.

Outra ação que promete fortalecer a data é a exposição “Unidas pela Força do Amor”. Com abertura marcada para o dia 5 de outubro, às 17h, na sede da Prefeitura, o evento traz ensaios fotográficos das participantes do grupo Unidas pela Vida.

Publicada às 11h37

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *